Site icon Rádio Boa Nova

COVID-19: Há 13 pessoas em quarentena no concelho de Oliveira do Hospital. Dois casos apresentam sintomas gripais

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital referiu esta manhã, em conferência de imprensa, que neste momento há 13 pessoas em quarentena…

devido à pandemia de COVID-19.

José Carlos Alexandrino referiu que a maior preocupação recai sobre dois casos com sintomas gripais, mas sem qualquer febre e “isso são bons sinais”. “Estamos a seguir todos estes casos. Temos falado com a maioria das pessoas através de telefone, e com a senhora Delegada de Saúde e com a colaboração dos bombeiros voluntários”, referiu o autarca.

No dia em que subiu para 642 o número de infetados em Portugal e há registo de uma segunda vítima mortal, o autarca oliveirense considerou que, à semelhança de Ovar, “todos os concelhos deveriam ter a possibilidade de decretar o estado de calamidade pela proximidade que têm”. Na opinião de José Carlos Alexandrino “fizeram muito bem em Ovar”. “Deveria ter sido feito há mais tempo, mas derivado às próprias limitações da lei…”, comentou.

 A participar na conferência de imprensa, Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz, responsável pelo serviço de urgências no concelho, no período nocturno e aos fins de semana e feriados, referiu que até ao momento “não têm surgido casos”. Notou, porém, a grande afluência de pessoas às urgências, alertando que para além da COVID-19 continuam a existir outras doenças que precisam de cuidados médicos. “Não temos tido casos. Têm aparecido ligeiras gripes”, referiu o clínico, notando porém que “as pessoas estão muito mais ativas”, notando-se uma grande afluência às urgências. Álvaro Herdade entende que é preciso “sensibilizar as pessoas”, porque “não podemos deixar de atender as outras pessoas”. “Morre muito mais gente pelas outras patologias. Os outros doentes têm que se vistos na mesma”, alertou o responsável pela FAAD, lamentando que no concelho, o serviço de urgências só funcione no período da noite (durante a semana).

Exit mobile version