Site icon Rádio Boa Nova

Governo avança com plano de “400 mil testes de 14 em 14 dias” com vista a iniciar o desconfinamento

O Governo vai arrancar com uma testagem massiva à população. São 400 mil testes de 14 em 14 dias. Será o maior plano de testes à Covid-19 feito em Portugal com vista a iniciar o desconfinamento.

O plano já começou a ser preparado no início da semana, entre laboratórios, Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em declarações à Renascença, Germano de Sousa, responsável pelos laboratórios de análises clínicas com o mesmo nome, revela que tudo estará pronto já no final da semana. Depois é só preciso contactar os destinatários.

“Vamos começar neste momento a organizar uma testagem que se prevê que seja de 400 mil testes de 14 em 14 dias. É isso que está a ser organizado e estamos, a todo o momento, a lançar este programa cá para fora”.

Provavelmente, o programa deve ser lançado até ao fim desta semana e depois as “escolas, as fábricas” e outros setores têm que ser avisadas” sobre os contornos do plano de testagem massiva, explica Germano de Sousa.

Os primeiros a serem chamados à testagem são os elementos da comunidade escolar. Seguem-se fábricas, empresas e outras unidades de trabalho.

Germano de Sousa admite que, com este rastreio à população, o desconfinamento deverá estar pensado para começar no final do mês.

“Em princípio, serão as escolas que as primeiras a começar a ser estudadas para estarmos prontos para quando começar o desconfinamento”, explica o antigo bastonário da Ordem dos Médicos.

Germano de Sousa foi chamado na segunda-feira ao Ministério da Saúde para, juntamente com outros responsáveis de laboratórios nacionais, prepararem uma testagem massiva à população portuguesa. A meta é realizar 400 mil testes de 14 em 14 dias, para se iniciar o desconfinamento.

Fonte: Rádio Renascença

Exit mobile version