“A capacidade laboratorial tem aumentado ao longo da epidemia”, destacou Lacerda Sales. Há um total de 140 óbitos por Covid-19 em Portugal.
Na conferência de balanço da epidemia Covid-19 em Portugal desta segunda-feira, António Lacerda Sales começou por sublinhar que “faz hoje duas semanas que fecharam as escolas portuguesas e que as famílias estão nas suas casas a fazer a sua parte na luta contra esta pandemia. Temos todos de continuar este trabalho porque este vírus não dá tréguas”.
Lacerda Sales agradeceu aos portugueses que se mantêm recolhidos e deixou uma palavra aos que “ainda hesitam em manter esta conduta, tentados por uma manhã de sol ou pela falsa ideia de invencibilidade”. “Ficar em casa é salvar vidas”, sublinhou o secretário de Estado da Saúde.
A “grande preocupação” do Ministério da Saúde é, refere, “testar, isolar, proteger e tratar”. Para tal, as reservas de equipamento individual e de testes continuam a ser reforçadas.
Os laboratórios públicos e privados já realizaram, até 25 de março, 36.677 testes à Covid-19. “A capacidade laboratorial tem aumentado ao longo da epidemia”, com um “crescimento expressivo do número de testes” desde 15 de março. Já hoje, deverão chegar ao nosso país 700 mil respiradores e 200 mil testes, sendo que, nos próximos dias, devemos receber mais 100 toneladas de equipamentos de proteção individual.