Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Centro é a região com maior risco de transmissão

Em Portugal, cada doente com Covid-19 infeta neste momento 1,26 pessoas. A Ministra da Saúde, Marta Temido, revelou hoje, em conferência de imprensa, que a região Centro é mais a preocupante, enquanto que a região de Lisboa e Vale do Tejo tem o risco de transmissão mais baixo.

Entre os dias 12 a 16 de outubro, o risco efetivo de transmissão (RT) foi de 1,26, no entanto, a região Centro é, neste momento, a região com o risco de transmissão mais elevado do país, com um RT de 1,38, revelou Marta Temido, no final da reunião de Conselho de Ministros.

Já a região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta um RT de 1,17, que é “o risco efetivo de transmissão mais reduzido”, avançou.

Em termos de taxa de notificação acumulada, nos últimos 14 dias, era entre 120 e 240 casos por cem mil habitantes”, referiu Marta Temido, cintando os dados do último relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

O indicador que mede o risco de transmissibilidade da Covid-19 (RT) está em constante mudança. É um dos indicadores a ter em conta no momento de tomar medidas para conter a pandemia de covid-19. Outro dos indicadores analisados diz respeito ao número de novos casos diários por cem mil habitantes, nos últimos sete e 14 dias.

Relembre-se que hoje, com o aumento da situação epidemiológica, com 3.270 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 16 óbitos, o Governo decidiu impedir a circulação de pessoas, entre concelhos, de 30 outubro a 3 de novembro, com exceção de quem possua declaração para tal efeito.

Alexandra Santos, jornalista estagiária

Exit mobile version