Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Centro de Diagnóstico Móvel em Coimbra já está a funcionar

Quase um mês depois de avanços e recuos quanto à data de abertura do Centro de Diagnóstico Móvel (CDM) Covid-19, instalado na Praça da Canção, em Coimbra, o espaço entrou ontem em funcionamento.

Trata-se de um ponto de recolha, em modelo drive thru, onde a pessoa chega referenciada pelos hospitais, delegados de saúde ou pelos médicos das unidades de saúde onde estão instaladas as “áreas dedicadas Covid-19 Comunidade”, e, sem sair do carro, é feita a colheita que depois segue para análise no Laboratório da Universidade de Coimbra. Assim, não há contacto directo com outras pessoas, reduzindo-se o risco de infecção.

Ontem, o CDM entrou em pleno funcionamento, com um total de 50 marcações previamente agendadas, e com um intervalo confortável entre elas para evitar grande concentração de carros, através da Agenda-Covid-Test gerida pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Os veículos dão entrada pelo lado da Ponte Santa Clara, descendo a rampa de acesso à Praça da Canção, com um primeiro elemento da Polícia Municipal a confirmar a marcação, dirigindo-se posteriormente o utente (sempre dentro da viatura) até à entrada da tenda onde se realizam as zaragatoas. Aí, um segundo elemento da Polícia Municipal pede identificação, com o cartão de cidadão a ser mostrado através do vidro do carro, que se mantém fechado até ao momento da recolha da amostra por médicos e enfermeiros da ARSC. Depois, é só seguir a sinalização, com a saída a realizar-se junto às antigas bombas, e aguardar o resultado.
O processo é relativamente simples e rápido.

O Centro de Diagnóstico Móvel, uma parceria entre a Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra e ARSC, funciona das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, com a segurança a ser garantida diariamente por elementos da Polícia Municipal.

Fonte e foto: Diário de Coimbra

Exit mobile version