Dos 210 testes à Covid-19 realizados em Oliveira do Hospital a profissionais “mais expostos” , pela equipa do “Camião da Esperança”, apenas um deu resultado positivo à infeção pelo novo coronavírus.
Relativamente à pessoa que testou positivo à infeção por Covid-19, a Delegada de Saúde referiu apenas que não se trata de um profissional de saúde. “A população pode estar sossegada e recorrer sem problema ao Centro de Saúde e ao hospital da FAAD porque nenhum profissional testou positivo”, referiu. Adiantou que o caso positivo é “assintomático” e já está “isolado e a ser tratado”. “A família também já se encontra em isolamento profilático”, informou.
Em declarações à Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento fez ainda uma atualização dos casos de Covid-19 no concelho. Até esta sexta-feira, 8 de maio, a responsável regista “11 casos recuperados, três casos positivos internados (contraíram a doença em unidade hospitalar) e dois casos positivos em domicílio (inclui o caso sinalizado pelo Camião da Esperança). “Dentro do concelho só temos dois casos positivos”, referiu a responsável.
Ainda que agradada com o reduzido número de casos no concelho, Guiomar Sarmento refere que não está tranquila porque a “pandemia não acabou”. “As pessoas não devem estar à vontade”. Insiste, por isso, para que “não saiam de casa sem máscara, lavem muitas vezes as mãos, tenham muita atenção aos teclados dos computadores, aos multibancos, às maçanetas das portas e corrimões”.