Site icon Rádio Boa Nova

Covid-19: Administração da 4ª dose da vacina vai ser antecipada

Os maiores de 80 anos e residentes em lares recebem, a partir de segunda-feira, a quarta dose da vacina contra a covid-19. Em entrevista ao 360, na RTP3, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avisou que a 5ª dose será dada na antecipação do inverno.

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 começa a ser dada nos lares. Os restantes idosos devem “aguardar tranquilamente”, pois vão ser contactados para serem vacinados nos centros de vacinação ou nos centros de saúde.

“As pessoas com mais de 80 anos serão convocadas por agendamento local, através de SMS ou chamada telefónica, como já aconteceu noutras fases.”

A responsável avançou que aqueles a quem agora for administrada a 2.ª dose de reforço, deverão tomar uma outra dose entre quatro a seis meses para “a provável onda de inverno”. “A lógica é: oferecer às pessoas as doses necessárias para que vão ficando protegidas”, disse, referindo-se à população vulnerável. “Aquela que mais sofre as consequências da doença”, lembrou.

Garantiu ainda que uma 5.ª dose já estava prevista, sempre sublinhando que tudo dependeria do aumento e número de casos, que agora é mais elevado. Mas a diretora-geral da Saúde disse, no entanto, que não havia a certeza que este aumento fosse uma nova vaga.

Quando questionada se este aumento do número de casos poderia estar relacionado com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, Graça Freitas disse que “não há que ter nenhuma inibição, nem vergonha em usar máscara”, lembrando que a DGS recomenda o seu uso em certas situações não obrigatórias. Considerou ainda que a estirpe BA.5 da variante Ómicron está a tornar-se problemática.  

Garantiu ainda que não está a haver um agravamento da doença, apesar de mais pessoas estarem a testar positivo. “Neste momento a faixa etária mais afetada é a dos 10 aos 19 anos e depois dos 20 aos 49”, informou.

Exit mobile version