A Direcção-Geral de Saúde (DGS) divulgou, durante a tarde deste domingo, o balanço diário sobre a propagação do surto do novo coronavírus, em Portugal.
De acordo com o organismo, há 30 casos confirmados de pessoas infetadas no país – 18 homens e 12 mulheres -, mais nove do que no sábado.
Em comunicado, a DGS também dá conta de que uma das três dezenas de pessoas infetadas é da região do Algarve, registando-se assim o primeiro caso de Covid-19 no Sul do país.
Dos restantes casos confirmados, 22 encontram-se na região Norte, seis em Lisboa e Vale do Tejo e um na zona Centro.
Relativamente às idades, um terço dos pacientes tem entre 40 e 49 anos. Há duas mulheres entre os 70 e os 79 anos, as doentes mais idosas. Entre os 10 e os 19 anos, há cinco infetados (dois rapazes e três raparigas).
No total, existem 281 casos suspeitos, sendo que 56 infetados aguardam resultados laboratoriais, avança a entidade pública acrescentado que, até ao momento, 447 contactos encontram-se sob vigilância pelas Autoridades de Saúde.
Ainda segundo o boletim da DGS, há quatro cadeias de transmissão ativas, existindo seis casos importados – cinco de Itália e um de Espanha.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará esta segunda-feira o teste ao Covid-19, confirmou à Lusa fonte oficial da Presidência da República.
De acordo com a mesma fonte, o resultado do teste, logo que estiver disponível, será divulgado no ‘site’ oficial da Presidência.
O Presidente da República, com 71 anos, não apresenta sintomas da doença, mas o teste vai ser feito como uma medida de prevenção, explicou a mesma fonte.
Horas antes desta confirmação da realização do teste, a Presidência da República havia anunciado que Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu a agenda por duas semanas e irá permanecer em casa sob monitorização, “apesar de não apresentar nenhum sintoma” de infeção por Covid-19.
A decisão foi tomada depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter estado na terça-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa, com uma turma de uma escola de Felgueiras (Porto), que foi encerrada devido ao internamento de um aluno, adiantou a Presidência, numa nota publicada no ‘site’ oficial.
Atualização às 10h00: 31.º caso confirmado de Covid-19 em Portimão
A mãe da adolescente algarvia contagiada com o novo coronavírus também está infetada com a doença, confirmou a presidente da Câmara de Portimão. Sobe assim para 31 o número de casos do novo coronavírus em Portugal. A mulher é professora na Escola Básica 2,3 Professor José Buísel, o que já levou ao seu fecho.
Este é o segundo estabelecimento de ensino a ser fechado em Portimão, depois de no domingo ter sido dada a mesma ordem para a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.