Site icon Rádio Boa Nova

Cortejo académico da ESTGOH deu vida à cidade oliveirense

As ruas da cidade de Oliveira do Hospital ganharam vida com o cortejo académico protagonizado pelos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Este domingo, Oliveira do Hospital foi palco de festa com os tradicionais banhos de cerveja e cânticos estudantis. Pelas ruas da cidade desfilaram centenas de alunos acompanhados de quatro carros alegóricos.

Para o universo de 650 alunos, o cortejo assume-se como um marco importante na vida académica, sobretudo para os alunos finalistas. Xavier Silva, finalista de Marketing, não escondia a felicidade por marcar presença na iniciativa que representa “um objetivo concluído”. “Estou muito feliz. É a primeira vez que temos algo do género por causa da Covid-19. Foi difícil este percurso, mas agora no final é gratificante”, afirmou o estudante que entrou para o ensino superior pouco antes de se ser declarada pandemia mundial. A opinião é unânime. A concluir a licenciatura em Gestão, Lara Rufino olhava para o cortejo como “o término de um percurso limitado pela pandemia”. “Não tivemos grande coisa nos últimos dois anos e agora estamos a viver tudo intensamente”, disse. Por sua vez, para o finalista de Engenharia Informática, David Ferreira, o sentimento era “agridoce”, uma vez que o objetivo está cumprido, “mas tudo isto vai deixar saudades”. Com a certeza de que “um dia vai voltar”, o estudante faz um balanço positivo dos três anos de curso que aproveitou “ao máximo “.

Para estes alunos oriundos do Porto, Vilar Formoso e S. João da Madeira, mas certamente para todos de um modo geral, estudar em Oliveira do Hospital revelou-se numa boa surpresa. Apesar de no início se mostrarem reticentes em estudar no interior do país, as expectativas acabaram por ser superadas. “Estudar na ESTGOH foi diferente mas bom”, começou por dizer Xavier Silva, considerando que neste estabelecimento de ensino “consegue-se ter uma maior conexão com as pessoas”. Lara Rufino destaca a “proximidade com os professores” e David Ferreira não esquece os primeiros tempos em que foi “muito bem recebido” na comunidade. “Os professores são muito atenciosos. Aqui é muito fácil aprender. Foram três anos incríveis e voltava a repetir”, afirmou.

A acompanhar o desfile, Graça Silva, vereadora da Educação do Município oliveirense, confessou que “é uma alegria perceber que Oliveira do Hospital ganha vida com os jovens da ESTGOH”. “É um momento que nos deixa muito orgulhosos”, disse, considerando que “é muito gratificante ver a alegria dos jovens a desfilar pela cidade”. A vereadora defendeu que o movimento proporcionado pelos estudantes “são a prova de que a ESTGOH é extremamente importante para o desenvolvimento do concelho de Oliveira do Hospital”.

Na cerimónia da Bênção das Pastas, realizada de manhã na Capela de Sant’Ana, Vera Cunha, presidente da ESTGOH, desejou “votos de um percurso profissional repleto de sucessos”. “Quando a saudade se instalar, é sinal de que tudo valeu a pena”, sublinhou a responsável, considerando que “a passagem pelo ensino superior é um marco na vida, pela formação académica e pelas ferramentas que se adquirem”. Aos que “estão de partida”, Vera Cunha desafiou que “sejam obreiros de um mundo melhor” e agradeceu “toda a entrega, resiliência e espírito de sacrifício” ao longo da licenciatura.

Exit mobile version