Site icon Rádio Boa Nova

Coral de Sant’Ana com percurso de “sucesso”

É já no próximo sábado, 2 de julho, que o Coral de Sant’Ana comemora o 36º aniversário. Fundado em 1980, o Coral tem associado um percurso de sucesso, procurando atrair cada vez mais jovens.

Desde 2010, o Coral conta com um novo projeto, a Orquestra “Cultus Musicae” e mais recentemente, em setembro do ano passado, viu nascer o grupo de “Pequenos Cantores de Sant’Ana”. Novas realidades que fazem do Coral de Sant’Ana uma importante Associação Cultural que tem levado o nome de Oliveira do Hospital além fronteiras, com participações várias no concelho, na região, país e ilhas, assim como no estrangeiro, com destaque para Espanha, França, Itália, Áustria, Macau, entre outros.

Aos 36 anos, o Coral  que já foi dirigido por Amadeu Tavares e Carlos Lopes é hoje mais rico. O ano de 2010 é referenciado como o ano de viragem, pela criação da orquestra, sob comando do maestro Tiago Seabra. Juntos, grupo coral e orquestra proporcionam “um espetáculo diferente” de que Manuel Fidalgo, presidente da direção há oito anos, se orgulha.

O grupo coral é constituído por 48 elementos a que se junta o organista Carlos Martins. A orquestra reúne três dezenas de músicos, da qual se destaca o quinteto de violinistas. No sábado, o Coral apresenta o grupo de “Pequenos Cantores de Sant’Ana”, atualmente composto por oito meninas com idades entre os 5 e os 13 anos. O objetivo, refere Manuel Fidalgo,  é atrair cada vez mais jovens a este projeto.

Para celebrar todos estes projetos que marcam os 36 anos do Coral de Sant’Ana realiza-se no sábado, dia 2 de julho, o Encontro Internacional de Coros, pelas 21h00 horas, no Parque do Mandanelho com a participação do Coral de Sant’Ana (Oliveira do Hospital), Orquestra “Cultus Musicae” (Oliveira do Hospital), Coral Polifonica Auria Canta (Ourense – Espanha) Coro Polifónico Municipal de Tábua e Choeur de la  Loëze ( Replonges – Mâcon – França).

 

Exit mobile version