A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, com sede em Oliveira do Hospital, comemora hoje o 53º aniversário. A data está a ser assinalada de modo particular no espaço de supermercado …
… com oferta de café e alguns brindes, porém, a atenção maior recai sobre os agricultores associados que “foram muito afetados pela tragédia de 15 de outubro”.
“A cooperativa tem que se redimensionar e pensar a sua atuação em função da tragédia que aqui aconteceu”, defendeu hoje o presidente da direção da Cooperativa, Luís Vaz Pato que não tem dúvidas de que “ agricultura aqui na zona foi alterada”. No âmbito de uma estratégia que está a ser pensada, o engenheiro entende que é preciso “visionar a agricultura sobre outro formato mais associativo, que consiga aglomerar várias parcerias, com a cooperativa a prestar assistência a esses grupos, seja ao nível da produção, seja da comercialização”.
Responsável pela gestão da Cooperativa, Maria da Guia faz um balanço positivo do caminho que vem sendo trilhado. “Desde há uns anos, a Cooperativa teve um crescimento resultante da renovação do supermercado e aposta no marketing. A concorrência assim o exigiu”, referiu à Rádio Boa Nova, notando de igual modo o apoio dado aos agricultores nos pós incêndios. “Pena a Cooperativa não poder acudir muito mais”, lamentou, aludindo aos períodos curtos para apresentação das declarações de prejuízos.