Site icon Rádio Boa Nova

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Na ocasião, José Brito, presidente do Município da Pampilhosa da Serra, recordou o falecido escritor como “um homem excecional, com uma cultura acima da média”, salientando a grande “disponibilidade” para com as instituições do concelho.

“Reconhecemos e agradecemos toda a disponibilidade dele, de acordo com aquilo que fosse a exigência do concelho”, referiu José Brito, que se mostrou “grato por tudo aquilo que o professor Ramos Mendes fez pelo concelho de Pampilhosa da Serra e pelo concelho de Arganil”.

A Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, coube a apresentação do livro, cuja edição ficou a cargo do Agrupamento. A responsável referiu que foi “com muito agrado” que aceitou o desafio e adiantou que “a escola tratou do design e da logística”, junto dos alunos de Educação Visual.

“O professor Ramos Mendes deixou tudo escrito. Foi o primeiro de muitos, espero. Porque o espólio que a família tem não deve ficar na gaveta”, disse.

Comovida, Marta Mendes, filha do autor, confessou que era um “dia de muita emoção”. “Acho que é nosso dever entregarmos este espólio para que o meu pai não seja esquecido e para que estes escritos não fiquem entre as quatro paredes”, começou por dizer.

A recordar que cresceu a ouvir estas histórias, Marta Mendes explicou que o livro apresenta contos e poemas de Natal. “Os contos que estão aqui são realmente vivências dele, na sua infância, no Seminário. Contos sempre direcionados com aquilo que era o seu propósito de vida: a justiça, a humanidade e a paixão que ele tinha de viver”, explicou.

 

A Filarmónica de Pampilhosa da Serra ficou a cargo da sessão da abertura. No final, foram lidos poemas do livro pelas vozes de Duarte e Henrique Mendes Quaresma, netos do professor Ramos Mendes.

Refira-se que José Ramos Mendes foi presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, presidente da Assembleia Geral e Maestro da Filarmónica de Pampilhosa da Serra, Juiz da Confraria do Maranho, presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra e presidente da Casa do Benfica de Arganil. Para além disso, foi ainda colaborador na Rádio Boa Nova, com um programa da sua autoria.

Futuramente, no dia 18 de Agosto, José Ramos Mendes vai ser homenageado na sua terra natal, em Sobral Valado, pela Comissão de Melhoramentos de Sobral Valado, com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra.

Exit mobile version