Site icon Rádio Boa Nova

Consulta de Saúde Mental acompanha 303 doentes e tem lista de espera de 39

Em Oliveira do Hospital, a consulta de saúde mental comunitária do Pinhal Interior Norte, acompanha 303 doentes. A lista de espera para esta consulta,…

… que funciona há cerca de um ano no Centro de Saúde e é coordenada pela psiquiatra Célia Franco, é já de 39 pessoas.

Os números foram revelados por José Francisco Rolo, vereador do Município de Oliveira do Hospital responsável pelo pelouro da Saúde, que tem acompanhado de perto esta nova resposta na área da saúde mental no concelho, em parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. De acordo com o responsável há já a “intenção de se reforçar a capacidade da equipa” num diálogo com a Administração Regional de Saúde do Centro e o CHUC “para que a equipa possa prestar mais cuidados e por mais tempo em Oliveira do Hospital”. “É uma resposta especializada que tem sido muito útil”, considera o autarca.

José Francisco Rolo destaca a importância desta consulta sobretudo para as famílias que não teriam recursos para se deslocara ao CHUC, assim como para outros casos de cidadãos que ali são seguidos e que são encaminhados para a consulta de Oliveira do Hospital com “ganhos em termos de redução de custos para o Serviço Nacional de Saúde e ganhos em termos de proximidade”. “Estamos a envidar esforços para que se alargue a equipa em resposta especializada e permanência no concelho”, refere.

Em reunião pública do executivo municipal de Oliveira do Hospital, o também vice-presidente falou da possibilidade de se avançar com “um projeto piloto”, tendo já havido um primeiro diálogo entre o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e o secretário de Estado da Saúde. “Vamos tentar melhorar esta resposta que é muito importante e veio melhorar muito as respostas em termos de saúde em Oliveira do Hospital. Tem de ser aproveitada e melhorada ao máximo”, disse José Francisco Rolo.

 

Exit mobile version