Site icon Rádio Boa Nova

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

DCIM103GOPRO

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Com apenas 27 anos, o jovem natural de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, já percorreu cerca de 50 países e contabilizou mais de 200 mil quilómetros no seu jipe, o seu grande companheiro de viagem.

O gosto por viajar começou desde muito cedo por influência dos seus pais mas, assim que obteve a sua carta de condução, partiu em busca de novas aventuras.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “quanto maiores forem as viagens, melhor” e, por isso, a volta a África, realizada em 2014, foi a mais marcante também pelo tempo que exigiu estar fora do seu país, cerca de “um mês e meio”.

A escolha dos países para viajar recai sobretudo pelo facto de serem “mais próximos de Portugal” e “mais acessíveis de carro”.

À Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “leva uma ideia” do que tenciona ver e percorrer “mas é muito difícil ter tudo planeado porque as coisas nem sempre correm como se quer”. “Não vale a pena planear muito. À medida que as coisas vão acontecendo, vamos vendo a melhor forma de prosseguir a viagem”, contou.

O fascínio pelos lugares que foi conhecendo levou-o a querer partilhar com os outros as suas experiências. Foi assim que surgiu “Tiago pelo Mundo”, uma página no Facebook, onde Tiago expõe fotografias e regista alguns momentos das suas viagens.

No que diz respeito ao acolhimento por parte da população do país que visita, o jovem refere que, apesar de algumas vezes dormir no seu carro, também lhe são abertas portas para pernoitar. “Vão-nos convidando para as suas próprias casas e acho que isso é muito interessante porque conheçamos a colher um bocadinho de cultura em cada sítio onde passamos e aprender diferentes línguas”, referiu.

Quanto aos maiores entraves que surgem nas suas aventuras, Tiago Fernandes confessa que a burocracia é o que mais teme. “Nós, ao passarmos uma fronteira, temos de ter uma série de documentos e requisitos. Por vezes sentimos medo de ter de voltar para trás porque implica fazer uma série de vistos e o sonho morreria ali numa fronteira”, explicou, mostrando-se feliz por nunca ter acontecido.

“Acho que as pessoas têm uma ideia um bocadinho errada de África porque têm a ideia de pobreza e, embora seja um continente considerado pobre, as pessoas têm uma alegria muito especial e isso faz a diferença”, afirmou, confessando que a sua maior aprendizagem foi percecionar que se “pode viver com muito pouco e sermos mais felizes”.

Nestas suas viagens, o jovem mostra sempre preocupação por causas solidárias. À Rádio Boa Nova, o oliveirense adiantou que já protagonizou entrega de bens como material escolar, equipamento médico e roupas em “várias comunidades”. Para este ano, Tiago Fernandes espera “reforçar este lado solidário”, numa viagem que vai realizar novamente em África.

Quanto ao futuro, o aventureiro perspetiva percorrer mais quilómetros, afirmando mesmo que, “se for possível”, gostaria de viajar para o resto da sua vida.

“Tenho algumas coisas planeadas na Europa e tenho vários projetos para uma grande viagem de novo. Um deles será, provavelmente, a volta a África novamente e tentar que o lado solidário dessa viagem seja bastante maior. Tenho outros para fazer. Não sei se vão todos acontecer mas há projetos para a Ásia, uma viagem de comboio até ao Vietnam e outros”, concluiu.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»»

Beatriz Cruz

Exit mobile version