Site icon Rádio Boa Nova

Confraria do Queijo Serra da Estrela encara morte de Grão Mestre com “profunda tristeza”

O momento é de pesar no seio da Confraria do Queijo Serra da Estrela, diante da perda de Manuel Leal Freire, fundador e único grão mestre da história da confraria.

“Naturalmente que o sentimento é de uma profunda tristeza”, partilhou com a Rádio Boa Nova o Grande Conselheiro da Confraria, Pedro Couceiro, que no percurso de 29 anos da confraria sempre contou com o “professor Leal Freire”. “Dirigiu sempre os trabalhos e eventos que a confraria executou”, contou Pedro Couceiro, destacando o valor de Manuel Freire. “Era uma pessoa com conhecimento e um grau cultural muito acima da média do comum dos mortais. Havia pessoas que se deslocam aos nossos eventos só para o poder ouvir”, destaca Pedro Couceiro, notando que “o grau de conhecimento que tinha era uma mais valia para a Confraria”.

Diante da perda de Leal Freire, o Grande Conselheiro diz que a Confraria tem agora que se adaptar “à nova situação, notando porém que a atual direção está a terminar o mandato, pelo que a confraria seria já palco de eleição de nova direção e nomeação de novo grão mestre.

No próximo dia 10 de março, a Confraria realiza o 29º capítulo, por ocasião da Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. “Será o primeiro capítulo sem a sua presença física”, nota Pedro Couceiro, prevendo que a cerimónia seja marcada pelo “cinzentismo”, quer pelo falecimento de Manuel Leal Freire, quer pela tragédia dos incêndios e repercussões na produção do Queijo Serra da Estrela. “Tudo isto são temas que nos entristecem”, verifica.

Exit mobile version