Uma mulher de 87 anos, utente do lar VitaMaravilha, localizado em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital está infetada com o novo coronavírus, o COVID-19.
A informação foi confirmada, há instantes à Rádio Boa Nova, pelo presidente do Município, José Carlos Alexandrino, que adiantou que a mulher, natural de Lisboa, mas a residir no Lar de S. Paio de Gramaços, há já alguns anos, se encontra internada no Hospital de Celas, na unidade de ortopedia, em Coimbra, para uma intervenção cirúrgica ao cólo do fêmur, desde o dia 11 de março, contraiu o Covid-19.
À Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino, lamenta a situação e mostra-se preocupado com o estado de saúde da senhora. Contudo, esclarece que idosa não terá tido contacto, nos últimos tempos, com outros utentes do lar, pelo que não haverá cadeia de transmissão com pessoas de Oliveira do Hospital.
Na fase mais crítica do contágio da Covid-19, o presidente do município de Oliveira do Hospital, enquanto presidente da CIM da Região de Coimbra já manifestou ao ministro da Administração Interna, Edurado Cabrita a sua indignação “por terem sido revogadas as diretivas da Autoridade de Saúde do âmbito local e regional”.
José Carlos Alexandrino reafirma que “não devem ser levantadas as quarentenas onde elas foram aplicadas” e defende que “os emigrantes que chegam devem todos cumpri-las, assim como os que cheguem das regiões afetadas coronavírus”.
“Só assim se vence esta guerra pela prevenção”, defende Alexandrino numa missiva que dirigiu ao governante, onde acrescenta que “um estado democrático sem autoridade é uma bandallheira”.
O autarca oliveirense e presidente da CIM da Região de Coimbra apela ao governante para que reverta a decisão.
Presidente do município fez ponto de situação em direto na rádio às 11:00h