No âmbito das comemorações da quadra natalícia e do início do novo ano, o concelho de Nelas acolheu, nas últimas semanas, um conjunto de iniciativas culturais e sociais que envolveram a comunidade e valorizaram as tradições locais, com a participação ativa do Município e do movimento Associativo.
Neste sentido, o Município de Nelas promoveu, nos dias 5 e 6 de janeiro de 2026, visitas às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, abrangendo a Residência São Domingos d’ Algeraz – Residência Sénior, Residência Sénior do Chão do Grou, Casa de Repouso “A Família” e Centro Paroquial Nelas Lar São Miguel, em Nelas, a Fundação Lopes da Fonseca, na Lapa do Lobo, o Centro S. Paroquial Canas Lar Padre Domingos, em Canas de Senhorim, a Santa Casa da Misericórdia de Santar, o Centro Paroquial Vilar Seco e o Centro de Dia do Folhadal (Associação do Folhadal). Estas visitas contaram com o Cantar de Janeiras pelo Coro da Universidade Sénior de Nelas, proporcionando momentos de música, tradição e proximidade junto dos utentes e colaboradores das instituições, num gesto de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido diariamente pelas IPSS’s do Concelho, promovendo o envelhecimento ativo, a inclusão social e o convívio intergeracional. A programação festiva integrou ainda iniciativas promovidas por Associações e Instituições locais.
No dia 27 de dezembro, realizou-se no Cineteatro Municipal de Nelas o Concerto de Natal da Sociedade Musical 2 de Fevereiro – Banda de Santar, sob a direção do maestro Rui Nunes, contando com as atuações musicais de Bárbara Maximino e Ricardo Camões, bem como com a participação do coro misto, coro infantil e orquestra infantil, num espetáculo que assinalou de forma marcante a quadra natalícia.
Também o edifício da Câmara Municipal contou, no dia 30 de dezembro, com a visita de utentes do Centro Social e Paroquial de canas de Senhorim para atuação com cantar das janeiras, com presença do executivo municipal e colaboradores do município, que receberam os seniores com entusiasmo e espírito festivo.
Já no dia 4 de janeiro, decorreu o XXII Encontro de Cantadores de Janeiras, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja de Nelas, que reuniu o Grupo InfantoJuvenil do Bairro da Igreja, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Mesquitela, de Mangualde, a Tuna INMUSIC, de Viseu, o Grupo Etnográfico “As Tricanas” de Vildemoinhos, também de Viseu, e o Grupo de Cantadores de Janeiras do Bairro da Igreja, num momento de celebração da música tradicional e das raízes culturais.
Ainda no âmbito do Cantar de Janeiras, o Grupo de Cantadores de Janeiras da Associação Recreativa e Cultural de Santo António de Nelas – Bairro da Igreja realizou no dia 7, uma breve atuação na Câmara Municipal de Nelas, seguindo, posteriormente, em direção a Lisboa, para ser recebido na Assembleia da República, levando consigo a tradição profundamente enraizada no Concelho de Nelas.
“Estas iniciativas evidenciam o dinamismo cultural e social do Concelho de Nelas, a cooperação entre o Município e o tecido associativo local e a aposta contínua na valorização das tradições, da cultura e da proximidade com a população”, sublinha nota da autarquia.






























