Site icon Rádio Boa Nova

Concelho de Viseu regista 104 casos com 98 recuperados e zero mortes

O  autarca de Viseu informou, ontem, que o concelho registou, até ao momento, 104 casos de infeções com o novo coronavírus, sendo que 98 se encontram recuperados e não há registo de óbitos.

António Almeida Henrqiues anunciou que o concelho ainda se encontra “em estado de emergência municipal”, mas disse congratular-se por, até ao momento, “num concelho com 100 mil habitantes, que tem 507 quilómetros quadrados, registar 104 casos de infeções, sendo que 98 já estão recuperados e, felizmente, não registámos nenhuma morte por covid-19″.

O autarca aproveitou a ida aos quartéis dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viseu para “dar uma palavra de apoio e incentivo, pelo trabalho realizado durante a pandemia”, mas também, “pela época de fogos que está agora a começar”.

Numa tarde dedicada à proteção civil, Almeida Henriques aproveitou a ocasião para entregar aos jornalistas o “relatório preliminar apresentado pela Comissão Municipal da Proteção Civil na reunião de sexta-feira” que, entre outras informações, tem dados sobre a pandemia no concelho.

O relatório adianta que foi declarado a 16 de março, pelas 18:00, “situação de alerta na totalidade do território municipal” com a ativação da Comissão Municipal de Proteção Civil e criação da Subcomissão de Acompanhamento covid-19 que realizou, diariamente, 56 reuniões de acompanhamento.

O documento revela ainda que no centro de rastreio montado no Pavilhão Multiusos de Viseu, juntamente com a Unilabs, a polícia municipal local registou 2536 entradas. Foram ainda feitos, em 22 dias, 1684 testes de diagnósticos realizados em 48 instituições com todos os resultados negativos.

A proteção civil fez “sete operações de descontaminação” em espaços públicos e realizou 50 visitas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e agentes de proteção civil para identificação de problemas e entrega de equipamento de proteção individual.

A Câmara Municipal de Viseu entregou ao todo, segundo o documento, 87.325 unidades de diverso material de proteção entre máscaras, viseiras, aventais, tapa-pés ou termómetros, por exemplo, e um total de 740 litros de desinfetantes de exteriores, superfícies e de mãos.

O município criou ainda uma linha de emergência social onde registou 1.350 ocorrências e, destas, encaminhou 381 para o Instituto de Segurança Social. Entre os tipos de apoio prestado estão 1.053 pedidos de supermercado, 173 de medicamentos, 29 refeições, cinco recolhas de lixo e quatro reparações.

Das ocorrências registadas, 1.041 foram tratadas, 237 invalidadas, 43 estão a aguardar tratamento e 25 estão em tratamento, restando quatro que se encontram em triagem.

No apoio ao comércio, a autarquia entregou 1.430 ‘kits’ que incluíam 2860 máscaras, 1430 viseiras e outros tantos desinfetantes e ainda 1.500 dísticos autocolantes com a informação do uso de máscara no interior do estabelecimento.

com: lusa.pt

Exit mobile version