Site icon Rádio Boa Nova

Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores

No próximo domingo, dia 23 de junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de São João. Pelas 18h30, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição.

A festa consiste no desfile, à vez, em volta da capela de São João Batista, onde os pastores pedem ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

Quinze dias depois, a 6 de julho, cumpre-se a transumância. Aberta à participação do público, a sétima edição da Festa da Transumância propõe acompanhar os pastores na viagem à Serra da Estrela, numa experiência única e autêntica.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, trata-se de uma prática ainda enraizada na comunidade pastoril local, com o objetivo único de deslocar, durante o período de seca, os rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pasto, neste caso para a montanha.

A viagem tem início no largo da Câmara, local onde o gado proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira) se concentra, pelas 07h30, e continua atravessando a cidade em direção à Montanha, prosseguindo pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge, um almoço com os pastores e um programa de animação.

A iniciativa é organizada pelo Município de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em articulação com os pastores do concelho.

A participação na transumância pressupõe a prévia inscrição, que pode ser feita na página de internet do Município de Seia: www.cm-seia.pt. Informações complementares junto do Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE (238 320 300; recepcao@cise.pt) e/ou do Posto de Turismo de Seia (238 317 762).

Exit mobile version