O projeto europeu “De monte a monte: territórios resilientes” promove um encontro intercomunitário entre a Galiza e Portugal, este fim de semana (25 e 26), em Baroña (Porto do Son) e Froxán (Lousame). A iniciativa reúne 50 participantes dos dois países, incluindo uma delegação da Serra da Estrela organizada pela Associação Veredas da Estrela.
Após a visita das Brigadas Deseucaliptizadoras à Serra da Estrela em abril e maio deste ano, a Associação Veredas da Estrela desloca-se à Galiza para participar neste novo encontro, que decorre nos montes comunitários de Baroña e Froxán.
As atividades integram-se no projeto transfronteiriço Erasmus+ De monte a monte: territórios resilientes, que promove o intercâmbio de experiências, formação e convivência entre iniciativas dedicadas ao combate às espécies exóticas invasoras e à criação de territórios mais sustentáveis na Galiza e em Portugal.
O projeto é desenvolvido em parceria entre a Fundación Montescola, a Associación Verdegaia (Galiza) e a Associação Veredas da Estrela (Portugal), com o apoio da União Europeia.
Durante a jornada na região do Barbanza, os participantes, acolhidos pelas Comunidades de Montes Veciñais en Man Común de Baroña, terão oportunidade de refletir sobre o impacto das espécies invasoras nas vivências das comunidades locais e de aplicar métodos práticos de erradicação e controlo, bem como técnicas de poda.
Esta é uma das várias ações de encontro e formação que se realizam desde setembro de 2024, incluindo oficinas, palestras, inventários de biodiversidade (bioblitz) e ações de controle de espécies invasoras.
O objetivo é fortalecer a resiliência social e ambiental das comunidades rurais. O projeto é aberto ao público, e os participantes recebem uma certificação da formação realizada.
Financiado pela União Europeia, o programa decorre ao longo de 18 meses (setembro de 2024 – abril de 2026) e combina sessões práticas e teóricas, formação florestal e visitas de intercâmbio de ambos os lados da fronteira.






























