Site icon Rádio Boa Nova

Comunidade do IPC promove mobilidade sustentável e alerta para a proteção do ambiente

Um grupo de elementos da comunidade do Politécnico de Coimbra – entre estudantes, docentes e funcionários não docentes – realizaram uma ação de sensibilização ambiental no passado sábado, dia 28 de setembro, que pretendeu alertar para a necessidade de cuidar do meio ambiente e também promover a mobilidade sustentável. O grupo fez um percurso de bicicleta entre Coimbra e Montemor-o-Velho, pelos Campos de Rega do Mondego até ao concelho de Montemor-o-Velho, fazendo paragens estratégicas para a recolha de resíduos que foram, posteriormente, encaminhados para destino final adequado. Segundo a organização, foram recolhidos cerca de 360 litros de lixo, sobretudo plástico, beatas, esferovite, vidro e outro tipo de resíduos indiferenciados.

Segundo Ana Ferreira, vice-presidente do IPC com o pelouro da sustentabilidade, esta atividade pretendeu aliar a prática desportiva com a saúde e a sustentabilidade, à semelhança de outras ações que têm vindo a ser promovidas pela instituição junto da comunidade. Para a responsável, estas temáticas são fundamentais na construção de uma cidadania ativa e o IPC, enquanto instituição de ensino superior, assume a sua responsabilidade através da promoção de iniciativas que contribuam para uma maior consciência ambiental da sua comunidade, quer interna quer externa, fomentando a mudança de hábitos em prol de um mundo melhor.

Promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental e pelo Gabinete de Desporto do Politécnico de Coimbra, a Eco Pedalada decorreu no âmbito da comemoração da Semana Europeia da Mobilidade (16 e 22 de setembro) e do Dia Europeu sem Carros (22 de setembro), enquadrando-se também na iniciativa #EUbeachcleanup da Comissão Europeia e da Fundação Oceano Azul, que visa comemorar o Dia Internacional da Limpeza Costeira (celebrado a 20 de setembro), através de ações conjuntas com vista à preservação de cursos de água e zonas costeiras, para criar um efeito positivo na saúde dos ecossistemas. A ação teve ainda o apoio da Ansell Portugal, que disponibilizou luvas de proteção para a recolha de resíduos, e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que proporcionou uma visita guiada ao Castelo de Montemor-o-Velho realizada no final do percurso, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do monumento e da vila.

Exit mobile version