Site icon Rádio Boa Nova

Complexo das Piscinas e Campos de Ténis vai ser reabilitado para “melhorar o bem-estar dos cidadãos”

Foi assinado, esta terça-feira, um contrato-programa para a reabilitação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital. O projeto, que envolve a Direção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Governo, representa um investimento de cerca de 444 mil Euros, sendo financiado em 266 mil Euros.

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve presente na cerimónia da assinatura do contrato-programa e defendeu que “aumentar a atratividade deste equipamento é aumentar a atratividade do território”. Para o governante, “os equipamentos precisam de ser renovados constantemente” e, por isso, congratulou “os autarcas de hoje que percebem que é tempo de recuperar e reabilitar em vez de fazer de novo”. “Manter edificados é manter uma memória coletiva do povo desta terra”, afirmou.

A garantir que “a parte do Governo” chega ainda este ano, Carlos Miguel sublinhou que “é altura de discutir as prioridades do território no âmbito do Portugal 2030 para que, no segundo trimestre de 2023, haja avisos na rua”. “É importante que cada Município determine as suas apostas”, disse, realçando que é necessário “pensar no dia de amanhã e no dia depois do amanhã”. Assim, avançou que “o Governo entendeu, ainda este ano, acertar contas com os Municípios através do Fundo Social Municipal”. “O valor para cada Município não foi bem aplicado. Chegou-se ao entendimento que 104 milhões de Euros deviam ter sido distribuídos nos últimos três anos aos Municípios e não foram”, explicou, garantindo que, assim, “até ao final do ano, no caso de Oliveira do Hospital, vão entrar nas contas da autarquia 218 mil Euros”.

A considerar “os milhares de utilizadores” e a manutenção permanente que é exigida no Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis, José Francisco Rolo olha com bons olhos para este contrato-programa que vai “melhorar os níveis de fruição e de conforto”. O autarca de Oliveira do Hospital avançou que “a Câmara Municipal assume quota-parte dessa responsabilidade” com 180 mil Euros do orçamento para 2023. Em causa está um edifício que “é exigente” a nível energético e que está na base de 14 protocolos estabelecidos com entidades como escolas, clubes e IPSS para a sua utilização.

José Francisco Rolo destacou, ainda, a importância deste espaço por se encontrar junto ao Parque dos Marmelos e ao Agrupamento de Escolas, assim como o futuro Campus Educativo.

“Estamos a investir claramente no bem-estar e na qualidade de vida dos cidadãos de Oliveira do Hospital. É para isso que cá estamos”, concluiu o autarca.

Exit mobile version