Site icon Rádio Boa Nova

Como ajudar o seu filho nas transições escolares? A psicóloga Mariana ajuda

Mariana Guilherme - Opinião

Mudar de ciclo e/ou ir para uma escola nova é um momento importante para as crianças e os jovens. Quando este momento de transição ocorre com sucesso é mais provável que as crianças e jovens se sintam confortáveis e tranquilos, que se motivem para aprender, que tenham boas relações com os pares e que desenvolvam um sentimento de pertença à comunidade escolar.

Mas começar um ciclo escolar novo ou um ano letivo numa escola não se resume ao primeiro dia, é um processoque se inicia no ano anterior e que continua após os primeiros dias de adaptação. Para algumas crianças/jovens esta mudança traz excitação em fazer novos amigos e aprender coisas novas, para outras pode fazê-las sentirem-se nervosas ou sobrecarregadas. Assim, os Pais desempenham um papel fundamental no apoio a este processo de transição.

O que posso fazer para ajudar o meu filho numa transição escolar?

Inclua o seu filho no processo de tomada de decisão, oiça-o sobre o que é importante para ele, visite várias escolas e discuta abertamente os pontos fortes e fracos de cada uma. Embora a decisão seja dos Pais, é importante que a criança ou o jovem se sinta parte do processo de escolha da nova escola. 

– Encoraje o seu filho a falar sobre a transição que se aproxima, fazendo perguntas como “O que achas sobre ir mudar de escola/ciclo?”.

– Tranquilize o seu filho e diga-lhe que é normal que se sinta apreensivo. A criança/jovem podem ter medo de não serem aceites pelos pares, de não conseguir dominar a logística da nova escolha ou de ter boas notas. Partilhe com o seu filho memórias da sua infância em que também se sentiu preocupado com uma situação nova. Relate coisas boas que tenham acontecido, por exemplo, como conheceu o seu melhor amigo ou um dos seus professores preferidos.

– Ensine competências sociais ao seu filho, ensine-lhe formas de se apresentar a novos amigos, a brincar em conjunto e a ser cooperativo. Proporcione momentos em que o seu filho possa brincar com outras crianças. No caso de crianças mais velhas, compreenda que os amigos se tornam centrais na sua vidae não desvalorize as suas preocupações sociais.

– Ajude o seu filho a conhecer a nova escola e o novo ambiente antes de começar o ano letivo. Sempre que possível, visitem a escola juntos. Mesmo que só seja possível vê-la de fora ou através de uma fotografia. Procurem saber onde é o recreio, as salas, o bar, o ginásio.

Fale sempre com entusiasmo sobre a nova escola/ciclo. Nos dias que antecedem a transição escolar enfatize que a nova escola trará experiências novas e positivas. Envolva-os nos preparativos do ano letivo, por exemplo, na compra do material escolar ou na escolha da roupa para levar no primeiro dia.

 – No fim do dia fale com o seu filho sobre o que aconteceu na escola, o que fez, o que gostou, o que achou difícil, quem conheceu. Continue a encorajar a criança/jovem a expressar as suas emoções. Mesmo quando uma preocupação do seu filho lhe parecer irrelevante, respeite-a e compreenda que pode ser muito importante para o seu filho. Tente colocar-se no lugar dele e compreender os sentimentos expressados.

 Ao longo do ano escolar, se tiver questões ou preocupações, contacte com a escola. O Professor ou o Psicólogo da Escola podem fornecer-lhe informações corretas e ajudá-lo a tomar decisões. Se alguma coisa acontecer que possa ter impacto na vida do seu filho, comunique ao Professor ou ao Psicólogo da escola.

*baseado nas orientações da OPP

Mariana Guilherme – Psicóloga Clínica e da Saúde

Exit mobile version