Site icon Rádio Boa Nova

Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital critica “adiamento” de obras na Zona Industrial

A Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata (PSD) de Oliveira do Hospital criticou, esta segunda-feira, o “adiamento” das obras de ampliação que estavam a ser realizadas na Zona Industrial da cidade.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital refere que as obras de ampliação da Zona industrial são “mais um projeto urgente, mas adiado pela incompetência”.

Os primeiros trabalhos nos terrenos destinados à ampliação da Zona Industrial da cidade começaram no início do mês de junho de 2020, “cujo financiamento da União Europeia, através dos fundos comunitários do Programa Operacional Centro 2020, já está aprovado desde meados de 2017”, relembra o PSD.

O Partido Social Democrata mostra incompreensão perante “a maioria socialista na Câmara Municipal”, alegando não saber o que “andaram a fazer durante tanto tempo para que um investimento desta importância estratégica e tão determinante para o relançamento da economia local tenha estado em banho-maria estes anos todos”.

A Comissão Politica do PSD questiona se “terão sido dificuldades económicas da Câmara Municipal” ou se a Câmara Municipal “em boa situação financeira” acha que “não é suficiente a garantia de que o investimento beneficia de uma taxa de financiamento de 85% e, portanto, muito generosa, em comparação com as taxas de 60% ou ainda menos, que eram aplicadas no anterior período de programação QREN”.

O Partido reitera ainda se “não será de considerar também que este investimento” tenha “um efeito de retorno económico, desde logo o retorno direto pela venda dos lotes industriais, ainda que transmitidos a preço de custo e com prazos longos de reembolso, mas, sobretudo, o retorno indireto pelo efeito reprodutor na economia local ao nível da criação de riqueza e de novos postos de trabalho”.

“De facto, dificuldades económicas não são a razão!”, afirma o PSD em comunicado.

“A candidatura está aprovada; a afetação do solo à finalidade pretendida está também garantida pelo PDM em vigor; a empreitada foi adjudicada e entrou em execução, pelo que, por aí, não se arranjam desculpas; e até os terrenos estão praticamente todos negociados e adquiridos aos seus proprietários. Porém a obra parou, foi suspensa”, comunica.

O partido em causa refere ainda que a ampliação da Zona Industrial está adiada e que, por isso, “está adiado o desenvolvimento do concelho e está adiada a capacidade deste município em dispor de uma oferta de espaços de instalação de indústrias e outras iniciativas empresariais geradoras de riqueza e de postos de trabalho”.

“Estamos a perder a nossa capacidade competitiva face a outros territórios, deixando que sejam outras autarquias a cativar novos investimentos”, “não há lotes para atribuir enquanto não houver plano de pormenor aprovado e publicado e este só agora começou a ser elaborado”, remata o Partido Social Democata.

Em comunicado, a Comissão Politica do PSD alega que “não há lotes em condições de serem ocupados enquanto os terrenos não estiverem todos comprados e alguém resolveu mostrar que não se deixa intimidar por ameaças de autoritarismo e prepotência”, visto que “não há empresas que se possam instalar sem que as infraestruturas públicas estejam em condições de servir as empresas e as suas instalações e essas dependem da conclusão da empreitada que, mal começou, foi logo suspensa”.

O Partido Social Democrata de Oliveira do Hospital defende que “não há outra explicação que não seja a incompetência dos atuais responsáveis a tempo inteiro na Câmara Municipal”. “A incapacidade para, por si próprios, concretizarem projetos desta envergadura e desta grandiosidade e que tem sido mais do que evidente em tantos outros investimentos, uns que já deviam estar concluídos, outros que ainda nem sequer começaram”, conclui.

(Foto Arquivo)

Exit mobile version