Site icon Rádio Boa Nova

Começam hoje as obras de requalificação da Zona História da Oliveira do Hospital

Têm hoje início, na cidade de Oliveira  do Hospital, as obras de Requalificação do Centro Histórico. Segundo informação disponibilizada pelo Município oliveirense, devido à complexidade da empreitada, as obras vão decorrer de forma faseada e por lotes, verificando-se constrangimentos e alterações ao trânsito no local.

A requalificação da Zona Histórica da cidade oliveirense realiza-se no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e tem associado um investimento público superior a cinco milhões de euros e compreende um conjunto de investimentos em diversas freguesias e na regeneração urbana da cidade, alguns dos quais já concluídos.

Com as intervenções previstas no “Programa para a reabilitação/qualificação do Núcleo Histórico de Oliveira do Hospital”, a Câmara Municipal pretende reabilitar e vivificar o núcleo histórico e reforçar o papel que representa na cidade. Um programa que assenta em três componentes articuladas entre si: reforço da visibilidade e centralidade do Núcleo Histórico, melhorando a sua articulação com a envolvente; qualificação da globalidade do espaço público; e adoção de estratégia e de plano de ação para a reabilitação e efetivo uso dos edifícios.

Recorde-se que na passada terça-feira, 19 de janeiro, foram assinados os autos relativos aos Lotes B e C com a empresa Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda. e com valor de adjudicação (com IVA) de 604 148,99 euros e de 603 796,86 euros, respetivamente; e ao lote D com a empresa Manteivias Engenharia e Construção S, A. adjudicado por 635 949,04 euros.

As obras destes três lotes apresentam um prazo de execução de 365 dias, e é de referir que por compreender intervenções mais complexas, o lote A será a última fase da obra a iniciar.

Para o presidente do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino, “esta obra era um dos maiores anseios dos Oliveirenses”, considerando mesmo que “a cidade de Oliveira do Hospital jamais será igual ao que era”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a promover contactos próximos com os diversos agentes desta área da cidade, tendo desafiado os moradores e comerciantes da zona histórica para formarem uma Comissão de Acompanhamento que participe, como interlocutor, no processo relacionado com a referida empreitada de requalificação.

Exit mobile version