Site icon Rádio Boa Nova

Colóquio Terras d’Ulvária permite divulgar património histórico-arqueológico de Oliveira do Hospital

No âmbito do Dia Internacional dos Museus e do sexto aniversário do Centro Interpretativo das Ruínas Romanas de Bobadela, o Município de Oliveira do Hospital promove, ao longo desta sexta-feira (17), na Bobadela, o Colóquio Terras d’Ulvária. A iniciativa visa contribuir para o estudo, preservação e divulgação do património histórico-arqueológico do concelho.

Na sessão de abertura, Fernando Dias Duarte, presidente da Junta de Freguesia da Bobadela, considerou que a realização do colóquio “é fundamental” para “transmitir às gerações mais novas o que é história, cultura e património”. Para o autarca, Bobadela “tem património de elevada qualidade” e, por isso, “há que saber preservá-lo e mantê-lo vivo”.

Na ocasião, perante os técnicos e arqueólogos da autarquia, Graça Brito, responsável pelo pelouro da Cultura, agradeceu “o trabalho desenvolvido” na cidade romana da Bobadela que possui um “património valiosíssimo”. Na opinião da vereadora, este tipo de atividades ajudam na “divulgação da riqueza do concelho”. Por isso também a importância do investimento feito nos espaços museológicos, para um “melhor acolhimento para quem os visita”.

“A Bobadela Romana é uma referência na região centro, a nível nacional e internacional”, começou por dizer José Francisco Rolo, destacando a integração na Associação Portugal Romano que “liga todos os espaços de ocupação no período romano”. O presidente do Município de Oliveira do Hospital recordou o investimento para promoção dos espaços históricos no concelho e destacou a aposta em “gente qualificada” para os valorizar.

É, por isso, com bons olhos que o autarca olha para a realização destes colóquios que permitem “refletir sobre o património, trocar ideias e juntar pessoas”. “A nossa identidade não se pode perder. É preciso partilhá-la com o grande público”, defendeu, realçando que é imperativo “proteger e valorizar o património, envolvendo os mais novos”.

Quanto ao programa do colóquio, o mesmo inclui intervenções de Paula Frade, com “Breves Contributos para o Estudo da Cerâmica e dos Objetos do Quotidiano Alimentar no Território de Bobadela Romana”. Francisco Antunes aborda os “Vestígios Judaicos da Área do Concelho de Oliveira do Hospital” e, Augusto Moutinho Borges, intervém no painel “O Capitão Poeta Brás Garcia de Mascarenhas: Um Herói da Restauração”. Sandra Clara Alves aborda a temática do “Povoamento Alto-Medieval entre os rios Dão e Alva: Os Sítios Arqueológicos de Oliveira do Hospital”. “O Papel da Música no Teatro Clássico (Da Grécia a Roma) é o último painel do dia, apresentado por Maria José Borges.

Ainda relativamente à efeméride do Dia Internacional dos Museus – este ano assente na temática “Museus para a Educação e Investigação” – o mesmo é assinalado em Oliveira do Hospital com visitas guiadas a espaços museológicos do concelho.

Exit mobile version