Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a candidatura da coligação “Construir o Futuro” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital diz contar…
… “com muita gente jovem nas suas fileiras”, situação que aumenta a “responsabilidade e atenção para com os mais velhos” .
No apoio aos mais velhos, a candidatura liderada pelo centrista Nuno Alves, apresenta como propostas o serviço municipal gratuito “o Construtor Social” , em parceria com as IPSS do concelho, com vista à resolução de “pequenos problemas das suas habitações”. “Todos os edifícios públicos devolutos nas freguesias serão reabilitados para utilização pela faixa populacional mais idosa e jovem”, refere a candidatura que também se propõe a criar o “Provedor Sénior” , pessoa que estará “atenta aos problemas dos mais idosos e a desenvolver projetos e medidas que protejam a pessoa idosa, respondam às suas necessidades e melhorem a sua qualidade de vida”.
Nos próximos quatro anos, a coligação liderada pelo CDS-PP pretende que Oliveira do Hospital integre “a Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas”.
“Criaremos uma linha de atendimento sénior para poder agilizar qualquer tipo de problema burocrático sentido por esta faixa populacional junto dos serviços camarários e outros”, acrescenta a candidatura que também pretende criar um “programa para possibilitar que jovens que vêm habitar o nosso concelho por frequentarem a ESTGOH ou outra instituição possa ser acolhidos por casais ou pessoas idosas, criando benefícios óbvios para ambos”.
Entre as propostas da coligação está ainda a criação de “um programa de intercâmbio de experiências entre os lares de 3ª Idade e as Escolas do concelho, permitindo a troca de experiências e o convívio intergeracional”.