A desafiante prova Colcurinho Sky Race que se realizou no passado domingo, 23 de outubro, ficou uma vez mais marcada pelo sucesso e satisfação entre as centenas de participantes que testaram os seus limites e resistência nesta prova de corrida de montanha, que integrou este ano, pela primeira vez, a apelativa e desafiante travessia do Rio Alvoco.
A prova de corrida em montanha, que integra a Taça de Portugal de Sky e o Circuito Distrital de Trail Longo da ADAC – Associação de Atletismo de Coimbra, contou com a participação de cerca de três centenas de atletas – a prova chegou a ter mais de trezentos inscritos – e desenrolou-se em três provas: Colcurinho Sky Race de 25km; Mini Colcurinho Sky Race de 13km, e uma Caminhada de 12km; percorridas em percurso devidamente balizado e marcado, por trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos, single tracks, em respeito pela ética desportiva e pelo meio ambiente.
No final, e no que respeita à classificação geral da Colcurinho Sky Race, nos masculinos venceu José Alves da equipa Centro de Trail Carlos Sá Penacova Team, seguido por Márcio Freitas da equipa Dão Nelas Runners e Tiago Lopes do Montanha Clube Trailrunning/EFAPEL, em 2.º e 3.º lugares respetivamente. Nos femininos, a vitória sorriu à atleta Carla Reis da ARSM-Associação Recreativa de São Miguel, seguida por Andreia Brás da Soure Mov e por Karina Moura (individual).
Por outro lado, no Mini Colcurinho Sky Race (12km), venceu, nos masculinos, José Madeira do Maratona do Clube Vila Chã, seguido nos dois lugares seguintes por André Filipe Leal da VISEU360; e Rui Ferreira da VISEU360. Nos femininos, classificaram-se nos três primeiros lugares: Mariana Girão da equipa Farmácia Luciano e Matos; Joana Dionísio da Soure Mov e Joana Isabel Cordeiro com a camisola da PDARUNNERS.
A afirmar-se, ano após ano, como um evento referência na região tem merecido rasgados elogios por parte dos participantes provenientes de vários ponto do país, nomeadamente no que respeita à boa organização e às paisagens deslumbrantes que encontram ao longo do circuito do trail.
Percursos recheados de trilhos técnicos, muitas vezes inacessíveis de qualquer outra forma, sem ser a pé; com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados, são os ingredientes de sucesso e que desafiam os limites dos participantes.
O vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, dirige um agradecimento a todos os participantes, às entidades parceiras e a todos aqueles que colaboraram na organização daquela que é uma das iniciativas promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital que visam incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural.
O Colcurinho Sky Race é organizado pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Rede de Aldeias do Xisto, CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Aldeia das Dez e a Irmandade de Nossa Senhora das Preces. Conta com os apoios e colaboração na organização da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, EPTOLIVA e Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.