A gastronomia de Coimbra foi promovida, ontem, na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde foram apresentados os 14 produtos distintivos daquela que é “Região Europeia da Gastronomia 2021”, cujo lema é “A Million Food Stories” (“Um milhão de histórias gastronómicas”).
A apresentação foi feita por José Carlos Alexandrino, autarca de Oliveira do Hospital e vice-presidente da CIM Região de Coimbra, que destacou o orgulho de a região de Coimbra ter sido escolhida “Região Europeia da Gastronomia” em 2021.
“Foi uma honra temos sido escolhidos. O desafio já está em curso e integra a imensa riqueza dos recursos e produtos endógenos da região de Coimbra”, referiu José Carlos Alexandrino que prevê “a qualificação de todos os atores envolvidos na oferta gastronómica e cultural dos 19 Municípios” e a promoção da “formação e valorização das pessoas com profissões ligadas à gastronomia”. “Uma oferta qualificada com enfoque na autenticidade”, afirmou.
Seguiu-se uma animada exposição pelo chef Luís Lavrador, embaixador do projeto, e Dora Caetano, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, sobre o valor gastronómico da região, dando a provar aos presentes a excelência de 14 produtos distintivos da região: Enchidos, Queijo Serra da Estrela e Queijo do Rabaçal, Sardinha da Figueira da Foz, Arte Xávega, Lampreia, Arroz do Baixo Mondego, Cabrito, Mel, Lampantana, Vinhos, Chanfana, Leitão, Cerveja de Coimbra e Doçaria Conventual.