Site icon Rádio Boa Nova

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

 

A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

… que representa um aumento de cerca de 4% em relação a este ano.

O montante não inclui os orçamentos da empresa municipal Águas de Coimbra e dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), com valores de cerca de 32 milhões e de 19 milhões de euros, respetivamente, do parque de ciência e tecnologia iParque (perto de 1,9 milhões de euros) e da Prodeso, empresa que gere o Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP), com cerca de 550 mil euros.

O valor global do orçamento do “universo municipal” de Coimbra para 2017 aproxima-se, assim, dos 150 milhões de euros.

Votaram a favor do documento apresentado pela Câmara, o PS e um independente, e contra os eleitos da coligação PSD/PPM/MPT e do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), tendo a bancada da CDU e o representante do CDS-PP optado pela abstenção.

O planeamento, reabilitação e qualificação urbana é a área que maior investimento municipal terá em 2017 (excetuando os serviços de águas e de transportes públicos), dispondo de uma dotação superior a 19 milhões de euros, que significam uma redução de cerca de 17% em relação a 2016. Seguem-se o setor relacionado com a coesão territorial e desenvolvimento socioeconómico e a área intitulada ‘Cidade solidária e saudável’, com dotações que rondam os 14 milhões e 13 milhões de euros, respetivamente.

A educação, o desporto, os tempos livres e a cidadania disporão de um investimento global da ordem dos cinco milhões de euros e a valorização e promoção cultural dois milhões de euros, montantes que significam decréscimos de cerca de 4% e de 9%, respetivamente, em relação a este ano.

com:lusa.pt

 

Exit mobile version