Site icon Rádio Boa Nova

CLDS desafia cidadãos a integrar projeto “Mais Perto” para combater o isolamento (vídeo)

“Mais Perto” é o novo projeto do CLDS 4G Viver.com de Oliveira do Hospital que desafia os cidadãos do concelho “a oferecer do seu tempo livre para fazer companhia, escutar e animar os idosos em situação de isolamento”. O projeto de voluntariado já teve uma primeira experiência piloto, que validou a sua importância junto das pessoas mais velhas, residentes nas localidades periféricas do concelho.

Júlio Mendes, coordenador do CLDS 4G oliveirense, explicou esta manhã na Rádio Boa Nova que o “Mais Perto” resulta do Eixo 3 da sua intervenção que “é a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, sobretudo a que reside em situação de maior isolamento”. “Queremos desafiar a comunidade para que, em conjunto connosco, trabalhe neste combate ao isolamento”, explicou.

O responsável notou que o concelho conta com “povoações muito dispersas, onde a fixação da população jovem é cada vez mais complicada”, pelo que é função do CLDS desafiar a comunidade para ajudar a combater o isolamento, “para que as pessoas tenham momentos de convívio e de partilha, em que os idosos se sintam menos isolados”.

Na fase de recrutamento de voluntários, o “Mais Perto” teve uma primeira experiência piloto no início do ano de 2020, para “testarmos e afinarmos metodologias para que a sua execução tenha o maior sucesso”, referiu. “Fizemos algumas iniciativas, maioritariamente, com jovens. Realizámos ações de sensibilização junto de grupos estratégicos, como associações de jovens, conseguimos recrutar jovens e tivemos quatro ou cinco iniciativas ao sábado de manhã”, contou Júlio Mendes, referindo que “os voluntários podem escolher “outra altura da semana”, sendo o transporte assegurado pelo CLDS.

Com a experiência piloto, o CLDS concluiu que o projeto é “vantajoso para ambos os lados, quer para os idosos” a quem é proporcionado um “momento diferente”, quer para os jovens cujo feedback manifestado “foi bastante positivo”.

A atuar no concelho de Oliveira do Hospital, o CLDS desenvolve o maior número de atividades regulares em Rio de Mel (S. Gião), Chão Sobral e Gramaça (Aldeia das Dez), Pinheirinho (Lourosa), Andorinha (Travanca de Lagos), Póvoa de S. Cosme (Ervedal), Seixas e Felgueira Velha (Seixo), ou seja localidades situadas na periferia do concelho, de que são também exemplo as “aldeias do Parceiro, Covão, o Alentejo e outras localidades onde moram mesmo poucas pessoas”.

Exit mobile version