Site icon Rádio Boa Nova

CLDS 4G promove “intercâmbio de idosos” com visitas a aldeias periféricas de Oliveira do Hospital

O CLDS 4G de Oliveira do Hospital está a desenvolver a atividade “Partilhas e Companhias” junto dos idosos de localidades da periferia do concelho, promovendo o “intercâmbio” entre aldeias.

Com a atividade “Partilhas e Companhias”, o CLDS 4G pretende “combater a problemática do isolamento social ao proporcionar aos destinatários a oportunidade de visitar aldeias rurais que se situam na outra ponta do território do concelho, assim como receber na sua aldeia grupos de idosos visitantes e poderem ser uma espécie de guias dessa visita”. Esta é “uma espécie de Intercâmbio de Idosos”.

Para Júlio Mendes, coordenador do CLDS4G “ninguém melhor que os idosos residentes nestas aldeias, conhece melhor a magia das mesmas”, frisando que no decorrer desta atividade “são ainda recordados os ofícios, artes e tradições de outros tempos, assim como se valoriza também características gastronómicas de cada uma das aldeias”.

“Partilhas e Companhias” integra o plano de ação do CLDS 4G desde o seu arranque. Porém, devido a questões relacionadas com a pandemia, a atividade só agora está ser promovida, cumprindo as normas sanitárias impostas pela Direção Geral de Saúde.

Até ao momento, a atividade possibilitou o “intercâmbio entre quatro aldeias”. No dia 20 de julho, os idosos da aldeia de Felgueira Velha visitaram a aldeia da Gramaça, percorrendo todo o território do concelho. Realizou-se a um almoço de convívio, no espaço da Associação Local. No dia 19 de agosto, os idosos da Gramaça retribuíram a visita, e foram visitar a Felgueira Velha, indo da Serra do Açor até ao Rio Mondego. Conclui-se assim este intercâmbio, que uniu duas pontas do concelho, e proporcionou momentos de boa disposição.

No dia 15 de julho, os idosos da aldeia de Andorinha visitaram também a aldeia da Carvalha. No próximo dia 6 de setembro serão os idosos da Carvalha a visitar a aldeia de Andorinha.

“Tendo em conta o seu sucesso e grau de satisfação dos participantes, esta é uma atividade que pretendemos dar continuidade ao longo do projeto, envolvendo outras aldeias do nosso concelho”, sublinha o coordenador do CLDS4G, que destaca “o contributo do Município de Oliveira do Hospital na cedência do transporte e das Juntas de Freguesia envolvidas pela disponibilização de material e presença”.

Exit mobile version