Site icon Rádio Boa Nova

Cláudio Figueiredo continua no comando do Sampaense. Manutenção é o objetivo “mas querendo sempre algo mais”

Foto Arquivo

Cláudio Figueiredo vai continuar no comando da equipa sénior do Sampaense Basket na próxima época.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, o treinador afirmou que foi fácil aceitar a proposta da direção do clube que o viu “crescer enquanto treinador”.

A caminho da quinta época consecutiva como técnico da equipa sénior, Cláudio Figueiredo renovou também o seu lugar como coordenador técnico da formação do Sampaense. Na sua opinião, “é um trabalho que tem vindo a desenvolver-se na tentativa de fazer crescer o clube na sua formação, na qualidade e quantidade”.

Aquando da interrupção do Campeonato da Proliga devido à pandemia da Covid-19, o Sampaense já tinha atingido o seu objetivo: a manutenção. “Estávamos no quinto lugar já com a manutenção assegurada. Faltavam quatro jogos e com mais uma vitória garantíamos um lugar nos primeiros oito lugares para ir a playoff”, explicou o técnico. Apesar de ter ficado a um passo de seguir o sonho, Cláudio Figueiredo é da opinião que a decisão em terminar o campeonato por parte da federação foi a “mais correta” porque “em primeiro lugar está a saúde de todos”.

“A interrupção acaba por ser prejudicial em todas as situações”, começa por dizer, realçando que para os atletas “é uma paragem muito prolongada”, o que pode provocar algumas implicações ao nível físico. Porém, à Rádio Boa Nova, o treinador garantiu que o clube “já está a preparar um trabalho individual para os jogadores começarem a fazer a sua preparação, para quando começar a época, estarem minimamente preparados para o impacto que vão ter”. “São muitos meses de paragem. Temos que precaver algumas situações e já estamos cautelosos a fazer uns planos de treino”, disse.

Em muitos clubes já se fazem sentir algumas consequências da pandemia que o mundo atravessa e o Sampaense não é exceção. “Não sabemos com o que podemos contar e isso cria-nos algumas dificuldades na construção da equipa”, revela Cláudio Figueiredo.

A esta altura, a equipa sénior de basquetebol de S. Paio de Gramaços conta com quatro jogadores da época passada que renovaram contrato e algumas caras novas. “O plantel do ano passado foi bem conseguido. Queríamos manter pelo menos 80% dos jogadores. Por um lado entristece, mas por outro deixa-me orgulhoso. Passam pelo Sampaense e seguem para outros clubes, com outras propostas e outros campeonatos”, revelou o técnico.

Para a próxima época, o objetivo continua a ser a manutenção, mas o responsável confessa que há o desejo de “algo mais”. “Traçámos como principal objetivo a manutenção, mas querendo sempre algo mais”, confessou, estando consciente de que, este ano, o “campeonato da Proliga vai ser mais competitivo”.

Para Cláudio Figueiredo, o Sampaense merece estar num patamar mais acima pelo “trabalho que é desenvolvido por toda a estrutura que envolve a equipa”. Neste momento, garante que tudo está a ser feito para “criar um grupo forte, com união, para começar a preparar o campeonato mentalmente e fisicamente”.

Oiça a entrevista na íntegra »»»»»

Exit mobile version