Site icon Rádio Boa Nova

Cirurgiões de Coimbra realizam primeira intervenção que permite ao doentes dispensar o uso de óculos em quase todas as situações

A Unidade de Oftalmologia de Coimbra informou que uma equipa de cirurgiões tem alcançado “resultados muito promissores com a aplicação de uma nova lente intraocular para a correcção da presbiopia…

… – ou dificuldade de ver ao perto – em doentes com cataratas ou com cristalino transparente, desde que reúnam as condições técnicas necessárias”

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a UOC  adianta que “esta clínica de oftalmologia em Coimbra aplicou, pela primeira vez em Portugal, a técnica em mais de 20 pacientes, com sucesso e resultando em grandes melhorias para a sua visão. A intervenção pioneira torna desnecessário o uso de óculos na maioria das situações e sem queixas de diminuição da qualidade de visão à noite”.

“A nova lente intraocular, designada de AcrySof IQ Vivity, foi desenvolvida pela Alcon, empresa líder em saúde visual, e destina-se a corrigir a presbiopia associada às cataratas. Graças ao seu design inovador de não difração, consegue fornecer uma gama completa de visão, reduzindo assim a dependência dos óculos”, adianta a UOC.

De acordo com a clínica, “as cataratas são a patologia ocular mais comum relacionada com a idade e a principal causa se cegueira evitável, sendo a cirurgia da catarata um procedimento cirúrgico corrente. As cataratas têm como uma das consequências a diminuição da visão, em particular em pessoas com mais de 60 anos, com evidentes impactos na sua qualidade de vida. Os doentes que são tratados com esta técnica inovadora realçam o facto de a lente Vivity oferecer, simultaneamente, uma visão à distância e intermédia de alta qualidade e uma boa visão funcional ao perto, com pouco desconforto visual”.

O Professor Doutor Joaquim Murta, líder da equipa clínica da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, destaca o avanço que esta lente significa para a qualidade de vida dos doentes. “Os resultados têm sido extraordinários. Os doentes que tratámos com esta técnica referem que conseguem alcançar uma excelente visão de longe e de média distância e uma grande independência na visão de perto, possibilitando a dispensa dos óculos em praticamente todas as suas atividades. Ao mesmo tempo, referem a ausência de halos e de outras perturbações visuais, mesmo em ambientes com muito pouca luminosidade. Comporta-se como uma lente monofocal mas funciona como uma lente multifocal. Este é, efetivamente, um grande avanço no tratamento da presbiopia associada às cataratas”, sublinha.

Segundo avança o líder da equipa, vai ter início “um estudo comparativo detalhado entre diversos tipos de lentes intraoculares para correção da presbiopia. Temos a convicção de que esta nova lente Vivity poderá vir a ser, em breve, a primeira escolha na grande maioria dos doentes sujeitos a cirurgia de catarata”.

Exit mobile version