Site icon Rádio Boa Nova

CiRLab de Economia Circular sublinha compromisso da Região de Coimbra com inovação e sustentabilidade

Realizou-se, no dia 8 de maio, a segunda Assembleia Geral do CiRLab da Região de Coimbra, no âmbito do projeto europeu ECLECTIC – Viabilização de Planos de Ação para a Economia Circular em cidades de pequena e média dimensão. Este projeto, financiado pela União Europeia, integra quatro laboratórios vivos de Economia Circular (CiRLabs) em diferentes países, incluindo Portugal, e visa criar planos estratégicos que promovam a circularidade, a descarbonização e o desenvolvimento sustentável e justo das cidades participantes.

A sessão contou com a participação de entidades de diversos setores da sociedade, que, em articulação com a CIM Região de Coimbra, a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Coimbra, vão identificar as necessidades do território e apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras, adaptadas ao contexto local. Este processo colaborativo reforça a capacidade de resposta da região aos desafios ambientais, promovendo práticas sustentáveis e inclusivas.

Os principais objetivos da sessão foram apresentar os primeiros resultados da análise “Urban Metabolism Model”, que está a permitir identificar os setores com maior potencial para a adoção de práticas circulares e otimização dos fluxos de recursos, energia e resíduos; divulgar boas práticas de economia circular, que servirão de inspiração e referência para novas soluções adaptadas à realidade da Região de Coimbra; e criar dinâmicas de grupo com as entidades presentes, promovendo a discussão de ideias e a construção conjunta dos alicerces para uma economia circular regional.

O evento sublinhou o compromisso da Região de Coimbra com a inovação, a sustentabilidade e a participação ativa de todos os agentes do território. Através do ECLECTIC, pretende-se transformar desafios ambientais em oportunidades, promovendo a reutilização de recursos e a criação de valor económico e social, com benefícios para as gerações atuais e futuras.

O projeto ECLECTIC envolve parceiros nacionais e internacionais, incluindo universidades, centros de investigação e municípios de Portugal, Suécia, Lituânia e Itália. Com um investimento global de cerca de 950 mil euros, o ECLECTIC posiciona a Região de Coimbra como referência europeia na transição para uma economia circular, neutra em carbono e mais resiliente.

Exit mobile version