A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, enquanto entidade formadora acreditada, irá iniciar, a partir da próxima semana, uma conjunto de ações de formação em regime de formação à distância, destinadas a trabalhadores das Câmaras Municipais desta Região.
De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, estas formações de curta duração irão abordar a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e o Código do Procedimento Administrativo, enriquecendo assim o processo de aprendizagem dos formandos. Trata-se de uma abordagem nova, mas que visa dar resposta aos trabalhadores que se encontram em regime de teletrabalho, face à situação do Plano de Contingência Nacional do COVID-19.
As ações enquadram-se no projeto formativo “Região de Coimbra, Preparando para o Futuro”, que visa reforço das competências gerais e específicas dos seus colaboradores e, simultaneamente, a melhoria da eficácia e da eficiência dos serviços prestados, nomeadamente por via da simplificação dos regulamentos e dos processos internos e pela implementação de novos modelos organizativos, nomeadamente no contexto das novas competências associadas ao processo de descentralização previsto na Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto.
Estas formações foram aprovadas durante a reunião que decorreu ontem, entre os municípios da CIM Região de Coimbra, com o objetivo de analisarem diversas ações centradas, sobretudo, nas preocupações trazidas pela pandemia COVID-19.
Esta será uma forma de otimizar o teletrabalho, permitindo enriquecer os conhecimentos dos trabalhadores através desta abordagem inovadora.