Site icon Rádio Boa Nova

CIM Região de Coimbra organizou workshop inter-regional da rede europeia CircLocal

No âmbito do projeto europeu de parceria designado “CircLocal” decorreu, ontem e hoje, o 2.º Workshop Inter-regional da rede europeia CircLocal, organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) de Região de Coimbra.

Em comunicado à Rádio Boa Nova, os organizadores reforçaram que a “urgência de uma transição para uma economia social e circular está a tornar-se mais evidente e urgente”. Afirmaram ainda que “todos temos um papel importante a desempenhar. Embora a inovação possa vir das empresas e os novos conhecimentos das universidades, os consumidores podem acelerar a transição, alterando as suas preferências por bens de consumo”.

Ao longo das duas sessões, foram apresentadas “as boas práticas no âmbito da Economia Circular”, nomeadamente o projeto Circular+ na Região de Coimbra, o Centro Green Deal, Costurar Valores, NetEffiCity, Politécnico de Coimbra: de linear a circular, Book in Loop e Baby in Loop, CleanTechBlock e ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo.

“O projeto Circular+, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, foi desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra no âmbito da sua Central de Compras, e teve como objetivo a aquisição de competências e conhecimentos em matéria de economia circular que permitissem à CIM Região de Coimbra e aos municípios que a integram criar massa crítica de conhecimento que permitisse promover e fomentar as melhores práticas nesta matéria”, lê-se em comunicado.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCRDC) falou sobre o projeto Centro Geen Deal, que “procura responder aos desafios propostos para a área das compras públicas”. “Trata-se de uma iniciativa que traz benefícios para a região e para cada um dos participantes envolvidos, não só no que se prende com a dimensão económica envolvida, como no que diz respeito à forma como cada entidade participante se posiciona na região: sustentável, responsável e inovadora”, explicou.

O projeto Costurar Valores surgiu da necessidade de dar um uso mais digno e amigo do ambiente a grandes quantidades de roupas desperdiçadas, que, sem outra solução, parariam num aterro ou incineradas, como é explicado em comunicado. O projeto levado a cabo pelo Município de Arganil e apoiado pelo Fundo Ambiental, procura “sensibilizar e demonstrar à comunidade local o potencial da valorização dos tecidos e fomentar a sua reutilização, combater o desperdício e fomentar práticas mais sustentáveis através duma cultura de “reaproveitamento” e disseminar as boas práticas junto da comunidade local, regional e nacional”.

O projeto NetEffiCity, abordado pela Virtual Power Solutions, pretende “implementar um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado aos consumidores”. Esta ação toma lugar em duas cidades portuguesas, Penela e Alfândega da Fé, e nas suas comunidades, apostando “na produção distribuída de energia elétrica e flexibilidade das cargas, através de programas de demand response”.

O projeto de linear a circular, desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), conta com a participação do Politécnico de Coimbra desde abril de 2019. No comunicado à Rádio Boa Nova, é explicado que este projeto, “para além das compras públicas circulares realizadas (garrafas de vidro 100% reutilizáveis e recicláveis para a comunidade IPC, “O Jornal Politécnico de Coimbra”, merchandising e outras), dinamizou, também, um curso sobre Compras Públicas Circulares aos trabalhadores dos Serviços de Compras e Aprovisionamento das várias Unidades Orgânicas e Serviços Centrais da Instituição”.

A Loop Company é voltada para os interesses familiares, pois procura “conceber produtos que façam a diferença na vida das famílias, com impacto na sua saúde, sustentabilidade ambiental e financeira”. O mais recente desafio desta companhia é, para além do seu testemunho relacionado com o Book in Loop e Baby in Loop, o LoopOS – The Circular Economy Operating System.

A Universidade de Coimbra apresentou a novidade CleanTechBlock (CTB), “um novo bloco de construção em sanduíche com um material de isolamento térmico melhorado – espuma de vidro com propriedades térmicas superiores”. Esta novidade “combina uma grande quantidade de materiais residuais na produção, uma utilização mínima de cimento, uma construção mais rápida, uma vida útil prolongada e a plena reciclabilidade dos seus componentes no fim de vida útil”.

“O ForestWISE tem como objetivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de saber e de tecnologia com vista a aumentar a gestão florestal sustentável em Portugal, a competitividade do sector florestal português e reduzir as consequências negativas dos incêndios rurais” lê-se em comunicado. “Um dos temas de investigação centra-se na mobilização e utilização da biomassa, abastecimento seguro de madeira, operações florestais, logística de emergência, e os novos desafios impulsionados pela economia circular”.

O projeto CircLocal, cofinanciado pelo programa COSME, “visa a partilha internacional das melhores práticas entre governos locais sobre este assunto, utilizando estas lições para criar roteiros com as partes interessadas locais e para construir uma comunidade internacional sobre economia circular”.

Por fim, é relevante referir que esta rede é liderada pelo pelo Município de Leeuwarden e que conta ainda com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, da Startup Europe Regions Network e Novo Mesto.

Rita Tavares (Jornalista Estagiária)

Exit mobile version