Site icon Rádio Boa Nova

CIM Região de Coimbra na “vanguarda” da adaptação às alterações climáticas

O Espaço Inovação Mealhada acolheu, hoje, a apresentação pública do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”.

A apresentação pública contou com a presença dos autarcas dos municípios parceiros, a participação do POSEUR e da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH) do Centro.

Este projeto, liderado pela CIM Região de Coimbra, em parceria com os Municípios de Condeixa-a-Nova, Mealhada e Montemor-o-Velho, consiste na implementação de ações de demonstração e de disseminação de boas práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas, com base nas opções e medidas de adaptação identificadas nos diversos planos e estratégias existentes à escala municipal e intermunicipal.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, referiu que “a CIM Região de Coimbra está muito empenhada em mitigar o impacto das alterações climáticas para evitar fenómenos como o Furacão Leslie, tempestades e incêndios”. O responsável garantiu que existe “um compromisso dos 19 municípios que formam esta região em fazer este trabalho com muito empenho para termos melhores condições para o nosso território”.

Por sua vez, Pedro Cardoso destacou a importância do projeto com o facto do POSEUR ter recebido 22 candidaturas para este aviso, “mas devido à dotação só conseguimos aprovar seis projetos, os que tiveram mais mérito e com melhor pontuação, onde se inclui este projeto da CIM Região de Coimbra”.

Nuno Bravo, da ARH do Centro, realçou que “a CIM da Região de Coimbra está claramente na vanguarda da adaptação às alterações climáticas na Região Centro, prova disso é o Plano intermunicipal que está em implementação, com mais este projeto apresentado hoje”.

O projeto engloba 11 ações: Instalação de equipamentos de sombreamento e de ventilação em infraestruturas de transporte público coletivo de passageiros (paragens) que irá abranger os 19 municípios e ações de divulgação, comunicação e disseminação das boas práticas e dos aspetos associados à adaptação às alterações climáticas. Plantação de espécies autóctones no Mercado Municipal de Condeixa-a-Nova. Arborização de passeios, praças e espaços verdes e eliminação de áreas relvadas por mulching natural e/ou inertes nas urbanizações e Parque Verde da Ribeira de Bruscos, em Condeixa-a-Nova. Tela de sombreamento nos Paços do Concelho de Condeixa-a-Nova. Colocação de velas tensadas para sombreamento no Mercado municipal de Montemor-o-Velho. Pesquisa e captação de águas subterrâneas na urbanização da Quinta de São Luiz, em Pereira do Campo. Implementação de sistemas diferenciados para efeitos de reforço e diversificação das origens de água para rega, através da captação de rega da envolvente do Convento dos Anjos, em Montemor-o-Velho. Aplicação de pavimento rugoso permeável no recinto da feira de Mealhada. Criação de espaço de sombreamento e cobertura verde no edifício da portaria da escola EB2 de Mealhada, bem como instalação de espécies resistentes ao stress hídrico e instalação de sistema de drenagem de águas pluviais e instalação de sistema de rega inteligente. Instalação de três sistemas de nebulização fixos e mascote de nebulização móvel no Parque da Cidade de Mealhada. Construção de um caminho permeável pedonal em saibro e sistema de micro-aspersão para rega das hortas urbanas na Quinta do Vale de S. Romão, no Município da Mealhada.

Este projeto, financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e Portugal 2020, conta com um investimento total de 991.272,37 euros, distribuído por um investimento elegível de 876.838,09 euros e não elegível de 114.434,28 euros, comparticipado em 75% pelo Fundo de Coesão (657.628,57 euros).

Exit mobile version