Site icon Rádio Boa Nova

CIM Região de Coimbra na COP 26

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra em comunicado de imprensa, informa que “foi convidada a estar presente na COP 26, que decorre até ao dia 12 de novembro em Glasgow, Escócia.

A CIM Região de Coimbra participa na apresentação oficial da Declaração de Glasgow – Alimentação e Clima, um compromisso em torno do desenvolvimento de políticas alimentares sustentáveis, que pretende colocar a alimentação e a agricultura no centro da resposta à emergência climática da qual é signatária.

Cruza-se com a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da CIM Região de Coimbra no período 2021-2027 (EIDT 201-27), no que diz respeito aos Eixos de Atuação de Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, da Agricultura, e Alterações Climáticas, e com o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, assim como se alinha com a visão e objetivos da Rede Food Corridors.

A Região de Coimbra, a par com outras cidades, regiões e governos subnacionais, já lidera o caminho no pioneirismo das estratégias alimentares integradas para impulsionar a sustentabilidade do sistema alimentar. Ainda assim, o tema “sistemas alimentares” tem sido uma lacuna na mesa de negociações internacionais da COP26. A Declaração de Glasgow – Alimentação e Clima tem como objetivo preencher essa lacuna.

Recorde-se que a CIM Região de Coimbra foi a primeira comunidade intermunicipal a aderir à Declaração de Glasgow – Alimentação e Clima, assim como o Food Corridors, projeto financiado pelo URBACT que engloba 7 países europeus e tem a CIM Região de Coimbra como líder, tendo sido o primeiro da rede URBACT a tornar-se parceiro desta declaração”.

Exit mobile version