A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra viu aprovada a sua candidatura ao PROSPECT+, um programa de formação que visa capacitar cidades e regiões na implementação de soluções inovadoras de financiamento para ações climáticas e energéticas locais.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PROSPECT+ dá continuidade ao sucesso do projeto PROSPECT (2017-2020), que reuniu 149 autoridades locais e regionais, além de 46 agências e redes energéticas, para promover a partilha de conhecimentos e experiências na implementação de práticas sustentáveis e planos de investimento.
Estando a CIM Região de Coimbra a preparar o processo para a implementação de uma Comunidade de Energia Renovável, o objetivo de participar neste programa é aprender com outras regiões especializadas na implementação e gestão de estratégias climáticas locais. A capacitação técnica e administrativa adquirida será igualmente direcionada para contribuir com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do Programa Operacional da Política de Coesão.
Após o processo de aprendizagem, que vai decorrer entre maio e outubro/novembro de 2024, será elaborado um documento resumindo os contributos recebidos para ser partilhado com os técnicos da CIM Região de Coimbra e dos 19 municípios que a integram, incluindo presidentes de câmaras municipais e decisores locais.
A aprovação ao programa PROSPECT+ representa um passo significativo da Região de Coimbra na transição energética, no reforço das suas ações climáticas locais e na contribuição para uma Europa mais sustentável.