Site icon Rádio Boa Nova

CIM de Coimbra reivindica reforço do apoio ao serviço público de transporte de passageiros

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra apelam ao Governo para que dê continuidade e reforce os apoios à sustentabilidade da rede de transportes públicos.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, esta tomada de posição foi partilhada, de forma unanime, por todos os municípios da Região de Coimbra, na primeira reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, e surge no seguimento do Decreto-Lei n.º 14-C/2020, de 7 de abril que estabelece a definição de procedimentos de atribuição de financiamento e compensações aos operadores de transporte essenciais no âmbito da pandemia Covid- 19, que apenas vigora até ao dia 31 de dezembro de 2021.

Considerando que, atualmente, ainda não se verifica uma recuperação da procura pelo serviço público em níveis existentes na situação pré-covid, resultando na necessidade de manter o financiamento aos operadores pela realização dos serviços essenciais, a CIM Região de Coimbra, enquanto Autoridade de Transportes, destaca a urgência em sensibilizar a tutela para esta questão, nomeadamente a manutenção da continuidade na atribuição de financiamento e compensações aos operadores de transporte essenciais, no âmbito da pandemia Covid- 19, no próximo ano.

“A crise pandémica atingiu fortemente o setor do transporte público de passageiros, situação que se arrasta há vários meses, sem ter um fim à vista. Este apelo tem como objetivo garantir o apoio necessário para a sustentabilidade dos transportes públicos, no sentido de não colocar em causa os serviços prestados à comunidade”, afirma Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Considerando que o referido Decreto-Lei apenas vigora até final do ano e que a Pandemia Covid 19 continuará a ser uma realidade em 2022, é urgente que a tutela crie as condições para a manutenção e reforço dos apoios às Autoridades de Transportes em 2022, prevenindo, dessa forma, eventuais disrupções na oferta do serviço público de transportes.

Exit mobile version