A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra integra o Pacto Rural Europeu. Esta importante decisão alinha a estratégia da região com a visão de longo prazo da Comissão Europeia para as áreas rurais, assim como reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades rurais.
“Este passo representa um marco significativo para a CIM Região de Coimbra, que se envolve ativamente na formação do futuro das áreas rurais em Portugal e na Europa. Ao aderir ao Pacto Rural Europeu, a região reforça a sua posição como líder em desenvolvimento sustentável e inclusivo”, afirma Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra. E sublinha: “Desta forma reafirmamos o nosso compromisso com as comunidades rurais, investindo em soluções inovadoras e colaborativas para garantir um futuro promissor para todos, além de abraçarmos a oportunidade de construir um futuro mais verde, mais justo e mais inclusivo para as nossas zonas rurais.”
Com a integração no Pacto Rural Europeu, a CIM Região de Coimbra pretende contribuir para manter as zonas rurais no topo da agenda política, partilhar iniciativas promissoras e aprender com outros membros, obter acesso prioritário a plataformas e eventos de colaboração e manter-se informada sobre desenvolvimentos em todos os temas de interesse para o mundo rural.
Lançado em 2021, o Pacto Rural proporciona um quadro para a cooperação entre autoridades públicas, sociedade civil, empresas, academia e cidadãos a nível europeu, nacional, regional e local. O Pacto tem como objetivo amplificar as vozes das zonas rurais, fomentar a colaboração e promover compromissos voluntários para alcançar a visão de longo prazo para as áreas rurais.
A CIM Região de Coimbra compromete-se, igualmente, a apoiar os 10 objetivos da visão de longo prazo do Pacto Rural, que incluem: tornar as zonas rurais em espaços atrativos e dinâmicos, fomentar a governança multinível e local, garantir a segurança alimentar e oportunidades económicas, promover o bem-estar e comunidades inclusivas, preservar e melhorar os recursos naturais, alavancar a inovação digital, desenvolver populações empreendedoras e qualificadas, oferecer serviços públicos acessíveis e de qualidade e celebrar a diversidade e o potencial local.