Site icon Rádio Boa Nova

CIM de Coimbra escolhida pela Comissão Europeia para coordenar parceria “Water Sensitive City” da Agenda Urbana para a União Europeia

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi convidada pela European Urban Iniciative da Comissão Europeia para liderar a parceria Water Sensitive City (Cidades Sensíveis à Água) no âmbito da Agenda Urbana para a União Europeia (UAEU), uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável em toda a União Europeia. A candidatura da CIM Região de Coimbra foi bem-sucedida, destacando-se entre diversas candidaturas europeias.

A CIM Região de Coimbra foi também formalmente convidada pela Comissão Europeia e pelo Comité dos Estados-Membros da UE (Grupo de Desenvolvimento Urbano – UDG) para assumir a coordenação desta parceria, um desafio que, segundo Emílio Torrão, Presidente da CIM Região de Coimbra, “muito nos honra e que foi aceite com entusiasmo e sentido de responsabilidade”.

A Agenda Urbana para a UE representa um novo método de governação que está a ser adotado pela Comissão Europeia para as políticas de desenvolvimento urbano, promovendo a cooperação entre os Estados-Membros, as cidades e regiões, as instituições europeias e stakeholders relevantes.

A parceria Water Sensitive City , que terá um horizonte temporal de três anos, terá foco na gestão sustentável dos recursos hídricos , abordando desafios como a artificialização de solos e escoamentos urbanos, aumento da precipitação alternada com secas, riscos de inundação, escassez de água, entre outros.

Ao promover a água como um recurso valioso num contexto de forte impacto das alterações climáticas, centrar-se-á especificamente em três pilares da elaboração e implementação das políticas da União Europeia: melhor conhecimento, melhor regulação, melhor financiamento.

“A coordenação da parceria Water Sensitive City representa o reconhecimento pela Comissão Europeia do trabalho que temos vindo a desenvolver e uma oportunidade única para a Região de Coimbra e para Portugal como um todo. Esta iniciativa permitirá à CIM Região de Coimbra estar na vanguarda do desenvolvimento de políticas e estratégias inovadoras relacionadas com a gestão sustentável da água, um tema crucial para o futuro das cidades e regiões europeias e especialmente relevante para a realidade portuguesa num contexto de forte impacto das alterações climáticas”, afirma Emílio Torrão. 

Esta parceria abrirá também portas para novas colaborações internacionais e fortalecerá o posicionamento da CIM Região de Coimbra na conceção e implementação das políticas europeias.

A CIM Região de Coimbra já possui experiência consolidada no âmbito da Agenda Urbana Europeia, tendo sido membro ativo da parceria Culture and Cultural Heritage e, atualmente, da parceria Sustainable Tourism, o que demonstra a capacidade de contribuir para a formulação de políticas urbanas inovadoras e eficazes, bem como em envolver stakeholders diversos em projetos transformadores.

Com esta nova responsabilidade, a CIM Região de Coimbra reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, assumindo um papel de liderança e articulação para a implementação de soluções urbanas inovadoras, com impacto local e europeu.

Exit mobile version