Site icon Rádio Boa Nova

CIM de Coimbra é a representante portuguesa na Agenda Urbana do Turismo Sustentável da União Europeia

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi escolhida pelos Diretores-Gerais de Assuntos Urbanos da Comissão Europeia, como o parceiro português na nova parceria da Agenda Urbana para a União Europeia (AUUE) no Turismo Sustentável.

Neste âmbito, a CIM Região de Coimbra propõe-se a capitalizar os esforços dos organismos públicos e atores privados para produzir dados, investigando a sua integração na gestão dos destinos – a gestão de ponta das cidades e áreas dentro das cidades confrontadas com o turismo excessivo está em constante evolução através de diferentes experiências e de uma implementação mais recente das tecnologias; analisar o cenário pós-pandémico, que parece ser caracterizado por um ressurgimento de problemas de turismo excessivo, mas também por oportunidades; trabalhar em rede, intercâmbio de boas práticas e promoção centrada em atrativos e temas semelhantes, itinerários, desafios comuns, etc.; avaliar o impacto ambiental da indústria do turismo nas cidades; e avaliar a contributo do turismo para o desenvolvimento socioeconómico urbano.

A parceria Turismo Sustentável integra 29 parceiros, incluindo a CIM Região de Coimbra, contando com Génova (Itália) e o Galați (Roménia) como cocoordenadores.

“O Turismo Sustentável é fundamental para o desenvolvimento do setor e crítico para a Região de Coimbra. É uma parceria que vai agregar muito o nosso território, trazendo-lhe variados benefícios na área da sustentabilidade e é uma enorme responsabilidade ser o representante português nesta iniciativa da Comissão Europeia”, afirma Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra. “Queremos ser uma Região turisticamente sustentável. É uma meta ambiciosa, teremos de desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais. Para isso, contamos com todos os atores, públicos e privados, para mostrar aos turistas comportamentos positivos no que à sustentabilidade diz respeito”, reforça o edil.

Nos próximos três anos, esta nova parceria trabalhará com o objetivo de co conceber e co implementar ações práticas para o sucesso da Agenda Urbana, criando sinergias com as 14 parcerias anteriores. O início total dos trabalhos está previsto para o início de 2023.

Recorde-se que o lançamento das novas parcerias temáticas no âmbito da AUUE – nas quais se espera que os parceiros contribuam com a sua experiência e conhecimento para a melhoria das políticas urbanas europeias -, surge no seguimento da adoção do Acordo de Liubliana, em 2021, uma iniciativa do Trio da Presidências do Conselho da União Europeia Alemanha, Portugal e Eslovénia, que vem renovar o Pacto de Amesterdão, de 2016, e que conta já com 14 parcerias temáticas constituídas, reunindo 25 Estados-Membros, 82 cidades e áreas metropolitanas e 12 regiões europeias. De referir que Portugal quer afirmar-se como como o Destino Turístico mais sustentável do Mundo conforme declarações da Secretaria de Estado do Turismo.

Exit mobile version