Site icon Rádio Boa Nova

CIM-BSE promoveu press-trip para divulgar “o outro lado da Serra da Estrela”

A Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela promoveu recentemente uma Press-Trip de dois dias. A iniciativa, inserida na campanha Somos Serra da Estrela, teve como objetivo dar a conhecer o outro lado da Serra para além da neve e dos roteiros turísticos.

Num cumprimento escrupuloso das regras da Direção-Geral de Saúde (DGS), a CIM-BSE optou por convidar um grupo de apenas quatro jornalistas de órgãos de comunicação social de expressão nacional.

Tendo como enfoque os sabores, esta viagem deambulou pelos concelhos de Almeida, Pinhel, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Trancoso, e teve como produtos âncora o vinho, o azeite e a castanha. À gastronomia identitária juntou-se a cultura e a história, as gentes e as tradições.

No primeiro dia, da parte da manhã, visitaram o Polo-Museológico, Fronteira da Paz, em Vilar Formoso e exploraram a história de Almeida. O almoço foi em Pinhel, local onde os jornalistas provaram os vinhos da Beira Interior, numa visita à Adega Cooperativa de Pinhel. A aventura no primeiro dia incluiu, ainda, uma visita a Cidadelhe e terminou em grande com uma visita encenada, em Castelo Rodrigo promovida pela CARB. No segundo dia a manhã foi dedicada aos azeites de montanha, uma marca comum dos 15 municípios das Beiras e Serra da Estrela. Em Mêda, os jornalistas, depois de um breve seminário subordinado ao tema “o contributo dos azeites de montanha para o turismo”, que contou com as comunicações de Fátima Peres, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e de José Assunção, da Associação de Agricultores para a Produção Integrada de Frutos de Montanha, puderam visitar olivais centenários e provar o azeite. Já de partida, ainda houve tempo para conhecer a aldeia de Marialva.

A visita terminou em Trancoso, onde os jornalistas foram visitar um Souto com mais de 300 castanheiros centenários e terminaram com um passeio pelo centro histórico, com direito a uma degustação de produtos derivados da castanha.

Esta é a primeira ação de ativação da campanha “Somos Serra da Estrela” que, durante o ano de 2021, prevê iniciativas em todos os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Esta ação enquadra-se no Projeto Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Exit mobile version