Site icon Rádio Boa Nova

Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

A partilha de conhecimentos com a Suécia, onde um incêndio florestal matou duas pessoas em 2014, é um dos objetivos de um intercâmbio internacional que envolve investigadores da Universidade de Coimbra (UC), disse hoje um dos responsáveis.

Com esse propósito, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da UC, realiza em diferentes localidades da região Centro, entre hoje e sexta-feira, um programa em que participam cientistas e técnicos suecos ligados à temática dos incêndios. O professor Domingos Xavier Viegas, diretor da ADAI, disse hoje que a iniciativa, financiada pela União Europeia (UE), aposta na mobilidade e troca de experiências de peritos “para melhorar a colaboração de vários países” afetados pelos fogos florestais.O programa em Portugal vem na sequência de outro idêntico realizado na Suécia, em abril do ano passado, no qual participaram técnicos e cientistas locais, além de portugueses e espanhóis.

“Esta iniciativa foi motivada por um incêndio de grandes proporções que destruiu cerca de 15 mil hectares na região de Sala, no centro da Suécia, em agosto de 2014, causando duas vítimas mortais”, refere uma nota da ADAI. O programa de intercâmbio começou na manhã de hoje, em Coimbra, e inclui outras localidades da região Centro “com interesse para a temática da investigação científica, da formação e da prevenção dos incêndios florestais em Portugal”.

Exit mobile version