Site icon Rádio Boa Nova

“Cidade, Aldeias e Vilas Natal” é a aposta do Município que volta a “dinamizar” o comércio local

Nesta quadra natalícia, o Município de Oliveira do Hospital aposta na “descentralização” das iniciativas que vão “decorrer em vários espaços do concelho” e “não só na cidade”. A “dinamização” do comércio local volta a ser uma prioridade da autarquia.

Na apresentação do programa que decorreu, ontem, nos Paços do Município, com a ligação simbólica das luzes da cidade, José Francisco Rolo, presidente da autarquia, desejou aos oliveirenses um “Natal em família”, onde se promova o “convívio, a partilha, a solidariedade e a entre ajuda”.

O mote “Este Natal Faça Compras no Comércio Local” já é bem conhecido de todos os oliveirenses. A autarquia não se esquece, uma vez mais, do comércio local e tradicional nesta quadra festiva que, tal como em 2020, tem-se mostrado resiliente perante as consequências da Covid-19. Em conjunto com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, o Município apela aos cidadãos para que apoiem o comércio local. A campanha consiste na entrega de vales aos clientes que façam compras nas 300 lojas aderentes. Posteriormente, serão atribuídos 180 prémios (entre os 25 e os 500 euros) no valor de 11 mil Euros, a serem usados no comércio tradicional, numa perspetiva de “cá compra, cá fica”. Os próprios comerciantes podem participar no “Concurso de Montras”, que lhes dará a oportunidade de divulgar o negócio através de publicidade nos órgãos de comunicação social locais.

“Queremos dinamizar e revitalizar o comércio local. Dar vida à cidade e às aldeias”, afirmou José Francisco Rolo, pedindo “cautela” aos oliveirenses para que seja possível um “Natal feliz, mas em segurança”. Naquela que foi uma cerimónia simbólica para a ligação da iluminação de Natal na cidade, o autarca deixou, ainda, um “agradecimento público” aos funcionários da Câmara Municipal pela “organização logística e técnica” da decoração de rua.

Na apresentação do programa que vai “deliciar” os oliveirenses até dia 6 de janeiro, Graça Silva, vereadora da Cultura, adiantou que, este ano, as “ações foram descentralizadas” e “não vão decorrer apenas na cidade”. Assim, a partir do próximo dia 15, cada freguesia apresentará o seu presépio, que poderá ser visitado através de um “roteiro” que vai percorrer as várias localidades.

Fazem ainda parte da programação as “Letras e Notas de Natal à Solta”, um desafio lançado às escolas, IPSS e grupos culturais para que os oliveirenses, na cidade, possam ser brindados com música e leitura de poemas. A par das habituais iniciativas promovidas pela Biblioteca Municipal, realiza-se uma vez mais o Mercadinho das IPSS, nos dias 15 e 16, no Jardim Oliveira Mano, onde produtos confecionados por utentes de instituições prometem deixar água na boca.

Obrigado a cancelar outras ações de Natal em virtude da pandemia, o Município volta a apostar no Almoço Sénior, contudo será realizado via online, possibilitando o convívio dos seniores através de um ecrã.

Como referiu a vereadora Graça Silva, o programa de animação Natal em Oliveira do Hospital será disponibilizado diariamente nas redes sociais e nos mupis e ecrãs através de QR Code. Da programação fazem parte vários momentos de animação de rua com personagens do imaginário da época, com grupos concelhios, bem como de interpretação musical e de poesia de Natal; exposições temáticas; realização da edição especial de Natal da Mostra da Nossa Terra (11 de dezembro) e dos Mercadinhos de Natal Noturnos nos dias 17 e 18 deste mês.

Os oliveirenses serão brindados, ainda, com concertos de Natal como o de Música Antiga pelo Grupo Vocal Ançãble (dia 19) e Ensemble Instrumental/Vozes da Orquestra Clássica do Centro (dia 22).

O sábado que antecede o fim de semana de Natal (dia 18), será recheado de magia natalícia e há a destacar a parada de Natal com a chegada do Pai Natal ao centro da cidade que fará certamente as delícias dos mais novos, que poderão tirar uma fotografia e entregar-lhe a sua lista de pedidos de presente. No âmbito da programação desportiva está a ser delineada uma iniciativa de estímulo à prática da atividade física, cumprindo com as regras da DGS. Encerra a programação de animação de Natal no concelho de Oliveira do Hospital, o espetáculo Cantares do Ciclo Natalício Intermunicipal com grupos de Oliveira do Hospital, Cantanhede e Mortágua, no dia 15 de janeiro, na cidade oliveirense.

A breve sessão de apresentação foi abrilhantada por um momento musical pelos Pequenos Cantores e Coral Juvenil de Sant’Ana, conduzidos pelo maestro Márcio Silva.

Exit mobile version