No domingo passado, dia 22 de setembro, cumpriu-se em Meruge a 14ª edição do Ciclo do Pão, sob o desígnio do Apoio Solidário à Construção do Lar da freguesia. Esta é uma inicitiva que “soma em cada ano mais e mais participantes, afirmando pela sua qualidade, um lugar único nas realizações etnográficas associadas ao cultivo dos cereais e à produção do pão”, refere o presidente da Junta de Freguesia, João Abreu.
O diversificado programa foi cumprido na íntegra. O Forno Comunitário não parou de cozer pão e bolas desde manhã cedo. Destaque para a caminhada “ Milho Rei”, a “Petica” a meio da jornada, o corte do Milho, na Tapada do Chão de Várzea, o Almoço Solidário, que reuniu mais de 120 comensais, a Descasca e a Malha, na Lage Grande.
A animação musical foi garantida pelo Rancho Folclórico de Andorinha, a Banca do Sai Sempre.
Por último, a genuína Merenda tradicional, em que pontificaram as sardinhas em Molho de Escabeche e Albardadas, os bolos de farinha triga com canela e o Arroz Doce com Anis, culminaram um dia extraordinário de alegria, convívio fraterno e afirmação da Freguesia de Meruge como “santuário” da cultura popular.