Site icon Rádio Boa Nova

Chuvas intensas provocam derrocada de casa devoluta em Lourosa sem vítimas

O concelho de Oliveira do Hospital continua a ser afetado por “chuvas intensas e vento forte”, situação que já provocou ocorrências graves em várias localidades. Segundo o Município de Oliveira do Hospital, ontem (5) de manhã registou-se “a derrocada de uma centenária casa de habitação devoluta, em Lourosa, não havendo vítimas a registar”.

As autoridades municipais alertam para o agravamento das condições do solo e o risco acrescido de deslizamentos e derrocadas. “Os solos estão sem a sua capacidade de sustentação normal, por isso permeáveis e mais propícios à ocorrência de deslizamento de terras e derrocadas”, avisam, apontando para a ocorrência de “vários deslizamentos em diferentes locais do concelho, como na Estrada Nacional 230”. Recomendam, por isso, cuidados redobrados na circulação rodoviária.

O aviso estende-se também às zonas ribeirinhas, uma vez que “o caudal dos rios que atravessam o concelho subiu exponencialmente nestes últimos dias”. A autarquia sublinha que “a persistência da chuva aumenta o risco de inundações e cheias”, recomendando que a população evite atravessar ou deslocar-se nestas áreas.

O Município garante que “as equipas de proteção civil, segurança e socorro, bem como os serviços municipais estão em prontidão no terreno”, desenvolvendo ações de resolução, prevenção e vigilância.

Para reportar situações de risco, os cidadãos podem contactar a Proteção Civil Municipal através do número 238 241 100 ou do e-mail: protecaocivil@cm-oliveiradohospital.pt.

A autarquia reforça ainda o apelo: “Evite deslocações desnecessárias. Se tiver de o fazer, conduza com cuidado. Mantenha-se seguro!”

Exit mobile version