Site icon Rádio Boa Nova

Chuva: Quase todo o país sob aviso amarelo. À noite o alerta sobe para laranja

Três distritos de Portugal continental vão ficar esta segunda-feira sob aviso laranja devido à precipitação, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vai estar em vigor nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto a partir das 21h00 desta segunda-feira e até às 09h00 de amanhã, terça-feira. 

Todos os outros distritos do continente, com exceção de Beja e Faro, estão sob aviso amarelo devido à chuva e, em alguns casos, também devido à agitação marítima, em diferentes períodos.

Contudo, na terça-feira, passam a ser 12 os distritos sob aviso laranja por causa da precipitação – contabilizado Viana do Castelo, Braga e Porto, onde o aviso vigora até às 06h00 desse dia.

Vila Real estará sob aviso laranja entre as 00h00 e as 06h00 e em Viseu, Aveiro, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Setúbal o aviso irá vigorar entre as 00h00 e as 09h00.

Os restantes estão sob aviso amarelo, também em diferentes períodos.

Recorde-se que o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, admitiu ser expectável que ocorram níveis de precipitação idênticos aos da semana passada.

Segundo André Fernandes “o período crítico desta precipitação” começará ao final do dia de hoje, “sendo que a altura crítica é na madrugada de dia 20, terça-feira”, indicou. O vento está de quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros hora no litoral e a agitação marítima também terá um agravamento a partir do dia de segunda-feira, referiu o comandante nacional da ANEC.

André Fernandes, alertou para a possibilidade, face a uma precipitação elevada, não só “de cheias nos rios, mas acima de tudo daquilo que são as inundações em meio urbano”.

Exit mobile version